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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1920
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Ricardo Targino-
dc.date.accessioned2017-09-04T12:33:55Z-
dc.date.available2016-12-07-
dc.date.available2017-09-04T12:33:55Z-
dc.date.issued2016-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1920-
dc.description.abstractThis study analyzed the empathic profile of undergraduate students of Full Degree in Education from the Federal University of Paraiba, Campus I, aimed to assess the importance of empathy in the process of formation of students of education, thus we reflect on the importance of Emotional Education in the process of formation of the student of education, as well as the influence of empathy in this formation. The understanding of the object of study was based on a theoretical approach anchored by Rolando Toro, Elisa Gonsalves, Paulo Freire, Waal Frans, Delors and António Damásio, fieldwork was carried out by applying a closed inventory, the methodology of the research was quantitative and qualitative, initially the inventory of Emotional Education Gonsalves was applied to fifty students of the course of Education, being twenty and five students of the first semester of the course, and twenty-five seniors of the same course, then the data was analyzed in a quantitative way through the Epi info tool, in the second time we used the qualitative methodology to refine the information brought to light in the first stage. The results demonstrated the need to invest in Emotional Education in the formation of the pedagogue, as it presented a greater difficulty for the students of the last semester to access empathy in certain situations with comparison to students in the first semester. Producing data that allowed the creation ofpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-04T12:33:55Z No. of bitstreams: 1 RTP07122016: 1065104 bytes, checksum: 9af80b0b990b3f543d987d8e9304c8ac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-04T12:33:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RTP07122016: 1065104 bytes, checksum: 9af80b0b990b3f543d987d8e9304c8ac (MD5) Previous issue date: 2016-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação emocionalpt_BR
dc.subjectEmpatiapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleAnálise do perfil empático dos estudantes de graduação de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carício, Márcia Rique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2941426426614201pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisou o perfil empático dos estudantes do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, e teve como objetivo conhecer a importância da empatia no processo de formação dos estudantes de pedagogia; desse modo, buscamos refletir sobre a importância da Educação Emocional no processo de formação do estudante de pedagogia, bem como a influência da empatia nessa formação. A compreensão do objeto de estudo foi realizada a partir de uma abordagem teórica ancorada em Rolando Toro, Elisa Gonsalves, Paulo Freire, Waal Frans, Delors e António Damásio. O trabalho de campo foi realizado mediante a aplicação de um inventário fechado; a metodologia de pesquisa foi quantitativa e qualitativa. Inicialmente foi aplicado o Inventário de Educação Emocional Gonsalves para cinquenta educandos do curso de Pedagogia, sendo vinte e cinco estudantes do primeiro período do curso de pedagogia e vinte e cinco concluintes do mesmo curso. Posteriormente, os dados foram trabalhados de maneira quantitativa através da ferramenta Epi Info; no segundo momento, foi utilizada a metodologia qualitativa para lapidar as informações iluminadas na primeira etapa. Os resultados produzidos demostraram a necessidade de investir na Educação Emocional na formação do pedagogo; pois, apresentou uma dificuldade maior dos estudantes do último período em acessar a emoção empatia em determinadas situações com relação aos estudantes do primeiro período. Produzindo dados que permitiram a criação de um quadro que objetiva o desenvolvimento de habilidades empáticas necessárias para a formação de um professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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