Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1920
Tipo: TCC
Título: Análise do perfil empático dos estudantes de graduação de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Pereira, Ricardo Targino
Primeiro Orientador: Carício, Márcia Rique
Resumo: O presente trabalho analisou o perfil empático dos estudantes do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, e teve como objetivo conhecer a importância da empatia no processo de formação dos estudantes de pedagogia; desse modo, buscamos refletir sobre a importância da Educação Emocional no processo de formação do estudante de pedagogia, bem como a influência da empatia nessa formação. A compreensão do objeto de estudo foi realizada a partir de uma abordagem teórica ancorada em Rolando Toro, Elisa Gonsalves, Paulo Freire, Waal Frans, Delors e António Damásio. O trabalho de campo foi realizado mediante a aplicação de um inventário fechado; a metodologia de pesquisa foi quantitativa e qualitativa. Inicialmente foi aplicado o Inventário de Educação Emocional Gonsalves para cinquenta educandos do curso de Pedagogia, sendo vinte e cinco estudantes do primeiro período do curso de pedagogia e vinte e cinco concluintes do mesmo curso. Posteriormente, os dados foram trabalhados de maneira quantitativa através da ferramenta Epi Info; no segundo momento, foi utilizada a metodologia qualitativa para lapidar as informações iluminadas na primeira etapa. Os resultados produzidos demostraram a necessidade de investir na Educação Emocional na formação do pedagogo; pois, apresentou uma dificuldade maior dos estudantes do último período em acessar a emoção empatia em determinadas situações com relação aos estudantes do primeiro período. Produzindo dados que permitiram a criação de um quadro que objetiva o desenvolvimento de habilidades empáticas necessárias para a formação de um professor.
Abstract: This study analyzed the empathic profile of undergraduate students of Full Degree in Education from the Federal University of Paraiba, Campus I, aimed to assess the importance of empathy in the process of formation of students of education, thus we reflect on the importance of Emotional Education in the process of formation of the student of education, as well as the influence of empathy in this formation. The understanding of the object of study was based on a theoretical approach anchored by Rolando Toro, Elisa Gonsalves, Paulo Freire, Waal Frans, Delors and António Damásio, fieldwork was carried out by applying a closed inventory, the methodology of the research was quantitative and qualitative, initially the inventory of Emotional Education Gonsalves was applied to fifty students of the course of Education, being twenty and five students of the first semester of the course, and twenty-five seniors of the same course, then the data was analyzed in a quantitative way through the Epi info tool, in the second time we used the qualitative methodology to refine the information brought to light in the first stage. The results demonstrated the need to invest in Emotional Education in the formation of the pedagogue, as it presented a greater difficulty for the students of the last semester to access empathy in certain situations with comparison to students in the first semester. Producing data that allowed the creation of
Palavras-chave: Educação emocional
Empatia
Pedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1920
Data do documento: 13-Jun-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RTP071220161,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.