Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19238| Tipo: | TCC |
| Título: | Formação do(a) pedagogo(a): uma experiência em espaços não-escolares |
| Autor(es): | Guimarães, Sara Rocha |
| Primeiro Orientador: | Amorim, Ana Luísa Nogueira de |
| Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar, a partir da minha atuação docente, a relação entre a teoria e a prática na formação do pedagogo. Como objetivos específicos temos: delinear a formação docente no Brasil; identificar os desafios da prática docente; e refletir sobre a atuação do pedagogo em espaços escolares e não escolares. Para tanto, nosso referencial teórico fundamenta-se nos seguintes temas e seus respectivos autores/as: histórias de vida professoral (NÓVOA, 1999); processo de formação docente (MOITA, 2007); e profissão docente (CAVACO, 1999). Como base legal, fundamentamos a formação docente de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) –nº 9.394/96 –e a Resolução CNE/CP –nº 1/2006. Metodologicamente, utilizamos a abordagem (auto) biográfica, apresentando minha formação docente inicial e continuada. A formação de um professor não ocorre de forma individual, tam pouco é construída apenas no decorrer do curso. A formação é um processo que permeia toda uma vida, pois é uma ação de construção pessoal e de relação com os outros. Portanto, consideramos que o ser docente é construído em um processo não-linear. Processo esse repleto de aprendizados, experiências internas e externas durante a formação inicial, mudanças e recomeços e, sobretudo, amor pelo ensino. |
| Abstract: | The present work aims to analyze, from my teaching performance, the relationship between theory and practice in the education of the pedagogue. The specific objectives are: to outline teacher training in Brazil; identify the challenges of teaching practice; and reflect on the role of the pedagogue in school and non-school spaces. For this, our theoretical framework is based on the following themes andtheir respective authors: stories of professorial life (NÓVOA, 1999); teacher training process (MOITA, 2007); and teaching profession (CAVACO, 1999). As a legal basis, we base teacher training in accordance with the Law of Directives and Bases of NationalEducation (LDB) -nº 9.394 / 96 -and Resolution CNE / CP -nº 1/2006. Methodologically, we use the (auto) biographical approach, presenting my initial and continuing teacher training. The training of a teacher does not occur individually, nor is it builtonly during the course. Formation is a process that permeates a whole life, as it is an action of personal construction and relationship with others. Therefore, we consider that being a teacher is built in a non-linear process. This process is full of learnings, internal and external experiences during initial training, changes and new beginnings and, above all, love for teaching. |
| Palavras-chave: | Formação docente Prática docente Formação continuada Espaços escolares e não escolares |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19238 |
| Data do documento: | 26-Jun-2016 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SRG25012021.pdf | 387,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
