Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19259
Tipo: TCC
Título: Educação de jovens e adultos e implicações para gestão escolar: um panorama bibliográfico
Autor(es): Santana, Larissa dos Santos Ferreira de
Primeiro Orientador: Fonsêca, Fábio do Nascimento da
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral analisar as implicações que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) traz para a gestão da escola. Como objetivos específicos: discutir de que maneira a gestão escolar pode contribuir para a garantia da permanência desses estudantes em sala de aula em processo de aprendizagem, tomando como referência o que a produção teórica sobre o tema, em trabalhos publicados em eventos e em periódicos, tem discutido estas questões? Para tanto, partirá, inicialmente, com base na literatura, da caracterização o sujeito da EJA e de suas particularidades, a partir de considerações históricas, legais e teóricas, além de identificar as especificidades que interferem em sua vida acadêmica, buscando compreender suas dificuldades dentro do contexto socioeconômico em que estão inseridos, e assim identificar aspectos que os motivam a retornarem às salas de aulas na modalidade da EJA. A metodologia da pesquisa adota o método dialético defendido por Marconi e Lakatos (2003) como capaz de identificar contradições e produzir conhecimento através do confronto de ideias e reflexões sobre elas, se caracterizando também como exploratória, por investigar o tema, gerar hipóteses sobre o mesmo e ainda clarificar conceitos para que se obtenha caminhos para contribuir socialmente com os problemas identificados. Os resultados da pesquisa revelaram que a gestão escolar ainda é pouco vista por estudantes e professores como uma forma de garantir acesso, permanência e qualidade na EJA. Os meios para a eleição dos gestores na escola pública brasileira ainda se fundamentam em mecanismos de indicação, o que fragiliza os processos democráticos que poderiam trazer benefícios para a EJA e a comunidade escolar em geral. Identificou-se ainda que no cotidiano escolar a gestão negligencia a EJA, por não haver em muitos casos presença de gestor no período noturno. Conclui-se, portanto, que a gestão escolar precisa estar atenta as causas e necessidades da EJA, de forma participativa e democrática, e que haja mobilização social por políticas públicas educacionais e sociais que auxilie os sujeitos da EJA em seu processo de escolarização.
Abstract: This study aims to analyze the responses that Youth and Adult Education (YAE) brings to school management. As specific objectives: discuss how school management can contribute to ensuring the permanence of these students in the classroom in the learning process, taking as a reference what the theoretical production on the theme, works in works published in events and in periodicals , have you discussed these issues? To this end, a bulletin, based on the literature, will start with the characterization of the subject of YAE and its particularities, based on historical, legal and theoretical considerations, in addition to identifying specificities that interfere in their academic life, seeking to understand their difficulties socioeconomic context in which they are inserted, and thus identify the aspects that motivate them to return to classrooms in the YAE modality. The research methodology adopts the dialectical method defended by Marconi and Lakatos (2003) as capable of identifying contradictions and producing knowledge through the confrontation of ideas and reflections on them, also being characterized as exploratory, for investigating the theme, generating hypotheses about it and to clarify concepts so that ways are lost to contribute socially to the identified problems. The results of the research revealed that the management school is still little seen by students and teachers as a way to guarantee access, permanence and quality in YAE. The means for the election of managers in the Brazilian public school are still based on the nomination mechanisms, which weakens the democratic processes that can bring benefits to YAE and the school community in general. It was also identified that, in the school routine, management neglects YAE, as in many cases there is no presence of a manager during the night. It is concluded, therefore, that school management needs to be attentive to the needs and needs of YAE, in a participatory and democratic way, and that there is social mobilization for educational and social public policies that assist the subjects of YAE in their schooling process.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Gestão escolar
Gestão democrática
Processos de escolarização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19259
Data do documento: 15-Dez-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSFS04022021.pdf566,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons