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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19328
Tipo: TCC
Título: O ensino da matemática na perspectiva do letramento no ciclo I na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Autor(es): Costa, Mayara da Silva
Primeiro Orientador: Ferreira, Vinicius Varella
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a prática docente e o processo de letramento matemático na Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, traçamos como objetivos específicos: a) Apontar a prática docente com a perspectiva do letramento matemático na EJA; b) investigar as propostas pedagógicas da professora da EJA para o ensino de matemática; e c) identificar as atividades de letramento matemático desenvolvidas pela professora da EJA. A principal motivação para sustentar o presente projeto de pesquisa reside na importância que o tema educação de jovens e adultos possui no contexto social. No que diz respeito ao problema da pesquisa, teremos como base a seguinte indagação: A docente da EJA desenvolve sua prática na perspectiva do letramento matemático, levando o aluno a reflexão sobre a Matemática e seu cotidiano social? Quanto ao referencial teórico, teremos como base para fundamentar a pesquisa autores que discutem sobre o conceito de letramento, letramento matemático e alfabetização matemática, tais como: Silva (2019), Santos (2015), Soares (2019), Lopes (2014), Ferreira (2020) e Militão (2014). Em relação a Educação de Jovens e Adultos, podemos citar: Silva (2019), o histórico da educação da EJA por meio de algumas legislações e eventos (CONFINTEA), Fonseca e Negri (2017), entre outros. Quanto à metodologia, a pesquisa teve cunho de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, ou seja, que se preocupa com a opinião do sujeito participante, dando assim significado ao universo da pesquisa. O campo escolhido para a pesquisa foi a Escola Índio Piragibe, localizada no bairro de Mangabeira. A pesquisa foi realizada no Ciclo I da EJA que contava com uma professora e 10 alunos (1 homem e 9 mulheres) de idade entre 15 e 58 anos. Foram observadas e analisadas 3 aulas de Matemática seguida da entrevista semiestruturada com sete perguntas específicas para a professora e cinco perguntas específicas para os alunos da turma. A partir das análises realizadas identificamos, dentre outros resultados, que o letramento matemático no ensino da Educação de Jovens e adultos é possível e necessário, pois acreditamos que levar o aluno a reflexão sobre os conteúdos matemáticos e o quanto estão imersos nesses conteúdos em seu cotidiano social, poderá facilitar seu aprendizado, assim como o processo de interação social que venha requerer destes o uso social da Matemática.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Letramento matemático
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Ensino - matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19328
Data do documento: 1-Dez-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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