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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19328
Tipo: | TCC |
Título: | O ensino da matemática na perspectiva do letramento no ciclo I na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
Autor(es): | Costa, Mayara da Silva |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Vinicius Varella |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a prática docente e o processo de letramento matemático na Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, traçamos como objetivos específicos: a) Apontar a prática docente com a perspectiva do letramento matemático na EJA; b) investigar as propostas pedagógicas da professora da EJA para o ensino de matemática; e c) identificar as atividades de letramento matemático desenvolvidas pela professora da EJA. A principal motivação para sustentar o presente projeto de pesquisa reside na importância que o tema educação de jovens e adultos possui no contexto social. No que diz respeito ao problema da pesquisa, teremos como base a seguinte indagação: A docente da EJA desenvolve sua prática na perspectiva do letramento matemático, levando o aluno a reflexão sobre a Matemática e seu cotidiano social? Quanto ao referencial teórico, teremos como base para fundamentar a pesquisa autores que discutem sobre o conceito de letramento, letramento matemático e alfabetização matemática, tais como: Silva (2019), Santos (2015), Soares (2019), Lopes (2014), Ferreira (2020) e Militão (2014). Em relação a Educação de Jovens e Adultos, podemos citar: Silva (2019), o histórico da educação da EJA por meio de algumas legislações e eventos (CONFINTEA), Fonseca e Negri (2017), entre outros. Quanto à metodologia, a pesquisa teve cunho de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, ou seja, que se preocupa com a opinião do sujeito participante, dando assim significado ao universo da pesquisa. O campo escolhido para a pesquisa foi a Escola Índio Piragibe, localizada no bairro de Mangabeira. A pesquisa foi realizada no Ciclo I da EJA que contava com uma professora e 10 alunos (1 homem e 9 mulheres) de idade entre 15 e 58 anos. Foram observadas e analisadas 3 aulas de Matemática seguida da entrevista semiestruturada com sete perguntas específicas para a professora e cinco perguntas específicas para os alunos da turma. A partir das análises realizadas identificamos, dentre outros resultados, que o letramento matemático no ensino da Educação de Jovens e adultos é possível e necessário, pois acreditamos que levar o aluno a reflexão sobre os conteúdos matemáticos e o quanto estão imersos nesses conteúdos em seu cotidiano social, poderá facilitar seu aprendizado, assim como o processo de interação social que venha requerer destes o uso social da Matemática. |
Abstract: | No abstract |
Palavras-chave: | Letramento matemático Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino - matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19328 |
Data do documento: | 1-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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