Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19339| Tipo: | TCC |
| Título: | O desenvolver da leitura na educação infantil por meio de atividades lúdicas |
| Autor(es): | Silva, Ângela Maria Félix da |
| Primeiro Orientador: | Ramos, Isolda Ayres Viana |
| Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como título, “O desenvolver da leitura na Educação Infantil por meio de atividades lúdicas” e como objetivo geral, analisar o processo de desenvolvimento da leitura através das atividades lúdicas na Educação Infantil. Os objetivos específicos foram: compreender o processo de aquisição de leitura na Educação Infantil; identificar a importância da leitura no desenvolvimento da alfabetização; e entender como acontece o desenvolvimento da leitura nas crianças da Educação Infantil. Este tema surgiu a partir da realização do Estágio Supervisionado na Educação Infantil, na Escola de Educação Básica da Universidade Federal da Paraíba, em que percebeu-se a empolgação das crianças ao realizar a leitura de contos infantis e elas reproduzirem a leitura da forma que compreenderam ao ouvirem o conto, tornando as aulas mais prazerosas através do lúdico, ficando mais atentas aos contos e encenações através de teatrinhos realizados durante aula. Foi aplicado um questionário com a professora, mas não foi possível aplicar atividades com as crianças devido à pandemia. Como embasamento teórico teve como base Caldin (2003), Cintra (2010), Cruvinel (2017), Mota (2015) entre outros. Percebeu-se que as atividades lúdicas trazem muitos benefícios, o lúdico ensina sem cobranças e as crianças aprendem com prazer. |
| Abstract: | The present work has as its theme "The development of reading in early childhood education through playful representations". It aims to analyze the process of development of reading through playful representations in early childhood education. This theme emerged from the Supervised Internship in Early Childhood Education, at the UFPB School of Basic Education, where I realized the children's excitement in making children's stories and they reproduce the reading in the way they understood when they heard and saw the literature childish. Making classes more enjoyable through play, children more attentive to tales and stagings through theaters performed in class. A questionnaire was applied with the teacher, but it was not possible to carry out activities with the children due to the pandemic. As a theoretical basis it was based on Caldin (2003), Cintra (2010), Cruvinel (2017), Mota (2015) among others. It is noticed that the ludic activities bring many benefits, the ludic teaches without charge and the children learn with pleasure. |
| Palavras-chave: | Leitura Atividades lúdicas Educação infantil |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19339 |
| Data do documento: | 3-Dez-2020 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AMFS09022021.pdf | 812,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
