Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19346
Tipo: TCC
Título: A leitura na educação infantil: contribuições docentes na formação leitora das crianças
Autor(es): Oliveira, Luzia Feitosa de
Primeiro Orientador: Lima, Cláudia Maria de
Resumo: A formação humana se constitui nas relações sociais e culturais em processos educativos formais e informais. Na Educação Infantil, momento privilegiado na ampliação das experiências formativas, as práticas construídas pela ação docente são fundamentais na formação do ser relacional, cognitivo, social, motor e, também leitor. Neste universo, a pesquisa em evidência busca demarcar o lugar ocupado pela leitura na educação infantil evidenciando a importância do professor estimulador na formação leitora das crianças, em que se faz uma revisão literária. Como objetivo geral, busca-se analisar o papel do professor estimulador na formação leitora das crianças da educação infantil, procurando contribuir com reflexões teóricas em torno do objeto de análise. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza bibliográfica, podendo também ser classificada como pesquisa descritivo-exploratória de abordagem qualitativa. Como resultados, verificou-se que o professor, embora não sendo o único responsável na formação leitora das crianças, tem um papel fundamental na sua formação, visto que, este tem competência técnicaformativa para a escolha de boas literaturas, metodológicas, estratégias e ferramentas pedagógicas diversas que contribuem para o encantamento e aproximação das crianças ao universo literário. Neste sentido, a formação leitora das crianças se dá na construção de boas vivências de leituras despertando interesses para além da identificação de elementos narrativos, repetição de palavras, identificação de personagens, de maneira reprodutivista, mas sim, crítica-reflexiva.
Abstract: Human formation is constituted in social and cultural relations in formal and informal educational processes. In Early Childhood Education, a privileged moment in the expansion of formative experiences, the practices built by the teaching action are fundamental in the formation of the relational, cognitive, social, motor and also reader. In this universe, the research in evidence seeks to demarcate the place occupied by reading in early childhood education, showing the importance of the stimulating teacher in the reading education of children, in which a literary review is carried out. As a general objective, we seek to analyze the role of the stimulating teacher in the reading training of children in early childhood education, seeking to contribute with theoretical reflections around the object of analysis. Methodologically, the research is bibliographic in nature, and can also be classified as descriptive-exploratory research with a qualitative approach. As a result, it was found that the teacher, although not the only one responsible for the reading training of children, has a fundamental role in their education, since he has technical-formative competence for the choice of good literature, methodologies, strategies and several pedagogical tools that contribute to the enchantment and approximation of children to the literary universe. In this sense, children's reading training takes place in the construction of good reading experiences, awakening interests beyond the identification of narrative elements, repetition of words, identification of characters, in a reproductive way, but rather, criticalreflexive.
Palavras-chave: Formação leitora
Educação infantil
Professor estimulador
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19346
Data do documento: 2-Dez-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LFO08022021.pdf738,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons