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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19468
Tipo: TCC
Título: Reinventar a prática docente na educação infantil: experiências de ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19
Autor(es): Sousa, Kamila Costa de
Primeiro Orientador: Barros, Emília Cristina Ferreira de
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como têm se desenvolvido a prática docente e a regência de educadoras da Educação Infantil das escolas públicas do município de Fortaleza, no contexto do ensino remoto. A pesquisa foi realizada em um momento histórico inédito para a geração atual, que teve que se isolar socialmente devido a uma crise sanitária decorrente de um novo vírus, que gerou a pandemia da Covid-19. Em decorrência do período pandêmico, o Ministério da Educação (MEC) lançou a Portaria nº 343 de 17 de março de 2020, que substituiu as aulas presenciais por aulas que utilizassem os meios digitais durante o período de emergência sanitária. No Ceará, as aulas presenciais também foram suspensas em todas as escolas dos municípios e em Fortaleza, capital do estado. A realidade educacional no contexto pandêmico se tornou perceptível quando a Secretaria de Educação orientou aos professores e professoras à substituição do ensino presencial pelo ensino remoto. Nesse sentido, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, por buscar dar voz às professoras que estão desenvolvendo a sua prática docente e a regência de forma remota. São sujeitos da pesquisa oito professoras da rede municipal de Fortaleza/CE, que responderam a questionários escritos através do Google Formulários e de entrevistas desenvolvidas pessoalmente pela pesquisadora. Também foram observados os grupos de WhatsApp que as professoras utilizam para desenvolver as aulas com as crianças da Educação Infantil. A pesquisa concluiu que a prática docente e a regência das professoras da Educação Infantil das escolas públicas do munícipio de Fortaleza/CE, diante da realidade da pandemia da Covid-19, têm sido desenvolvidas por meio do ensino remoto, utilizando como principal meio de educação e comunicação, com as crianças e suas famílias, o aplicativo WhatsApp. Através de grupos criados nos aplicativos para cada turma em que lecionam, as professoras tentam assegurar o direito das crianças à educação e ao ensino, oferecendo, através de postagens, conteúdos e atividades que contemplem as necessidades e os processos formativos das crianças, dialogando com as orientações previstas nos documentos oficiais.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Ensino remoto
Prática docente
Educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19468
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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