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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19468
Tipo: | TCC |
Título: | Reinventar a prática docente na educação infantil: experiências de ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19 |
Autor(es): | Sousa, Kamila Costa de |
Primeiro Orientador: | Barros, Emília Cristina Ferreira de |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como têm se desenvolvido a prática docente e a regência de educadoras da Educação Infantil das escolas públicas do município de Fortaleza, no contexto do ensino remoto. A pesquisa foi realizada em um momento histórico inédito para a geração atual, que teve que se isolar socialmente devido a uma crise sanitária decorrente de um novo vírus, que gerou a pandemia da Covid-19. Em decorrência do período pandêmico, o Ministério da Educação (MEC) lançou a Portaria nº 343 de 17 de março de 2020, que substituiu as aulas presenciais por aulas que utilizassem os meios digitais durante o período de emergência sanitária. No Ceará, as aulas presenciais também foram suspensas em todas as escolas dos municípios e em Fortaleza, capital do estado. A realidade educacional no contexto pandêmico se tornou perceptível quando a Secretaria de Educação orientou aos professores e professoras à substituição do ensino presencial pelo ensino remoto. Nesse sentido, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, por buscar dar voz às professoras que estão desenvolvendo a sua prática docente e a regência de forma remota. São sujeitos da pesquisa oito professoras da rede municipal de Fortaleza/CE, que responderam a questionários escritos através do Google Formulários e de entrevistas desenvolvidas pessoalmente pela pesquisadora. Também foram observados os grupos de WhatsApp que as professoras utilizam para desenvolver as aulas com as crianças da Educação Infantil. A pesquisa concluiu que a prática docente e a regência das professoras da Educação Infantil das escolas públicas do munícipio de Fortaleza/CE, diante da realidade da pandemia da Covid-19, têm sido desenvolvidas por meio do ensino remoto, utilizando como principal meio de educação e comunicação, com as crianças e suas famílias, o aplicativo WhatsApp. Através de grupos criados nos aplicativos para cada turma em que lecionam, as professoras tentam assegurar o direito das crianças à educação e ao ensino, oferecendo, através de postagens, conteúdos e atividades que contemplem as necessidades e os processos formativos das crianças, dialogando com as orientações previstas nos documentos oficiais. |
Abstract: | No abstract |
Palavras-chave: | Ensino remoto Prática docente Educação infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19468 |
Data do documento: | 2-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
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