Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19469
Tipo: | TCC |
Título: | A literatura infantil na prática pedagógica: encantar ou ensinar a ler? |
Autor(es): | Macêdo, Daiane de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Lima, Idelsuite de Sousa |
Resumo: | A literatura infantil é um recurso importante a ser trabalhado na prática pedagógica da escola porque propicia à criança não só a curiosidade, mas também descobertas e interação entre o mundo real e imaginário. A pesquisa buscou compreender como é trabalhada a literatura infantil na escola e teve como objetivo analisar concepções de professoras acerca da prática desenvolvida com a literatura infantil no contexto escolar. Os sujeitos da pesquisa foram sete professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede de ensino público da cidade de Camaçari-BA. A pesquisa se apoia em autores como Coelho (1991), Zilberman (2003), Abramovich (2004), Cademartori (2010), Oliveira (2013), Lajolo (2018) entre outros. A metodologia utilizada como estratégia de pesquisa é a abordagem qualitativa e o procedimento técnico adotado foi um questionário on line. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário on line estruturado com 10 perguntas abertas, através do GoogleForms. A análise das respostas emitidas pelas professoras foi realizada a partir da análise temática. Os resultados indicam que a literatura é utilizada com função formadora no processo de aprendizagem da leitura e escrita e não como potencializador simbólico entre o real e o imaginário no cenário da contação de histórias. Foi possível captar que há uma acentuada escolarização da literatura infantil; que as professoras entrevistadas possuem pouco conhecimento sobre a literatura infantil e sobre como ela pode ser trabalhada com as crianças. |
Abstract: | Children's literature is an important resource to be worked in the pedagogical practice of the school, because provides the child not only curiosity, but also discoveries and interaction between the real world and the imaginary world. The research sought to understand how the child literature is worked at the school and had like obective analyze conceptions of teachers about the practice developed with the child literature at school context. The subjects of the research were seven teacher of elementar school of early years of a public school of the city of Camaçari in the state of Bahia. The researche relies on authors like Coelho (1991), Zimerman (2003), Abramovich (2004), Cademartori (2010), Oliveira(2013), Lajolo (2018), among others. The methodology used how strategy of research is the qualitative approach and the technician procedure adopted was the field research. For the collect of data it was used a questions on line structured with 10 open questions through the Google Forms. The analyze of the answers issued by the teachers was fulfilled starting of thematic analysis. The results indicates that the literature is used with former function in the process of learning of reading and writing and not used like an symbolic enhancer between the real and the imaginary. It was possible capture that there is a marked schooling of child literature; that the interviewed teachers has few knowledge about the child literature and how it is must be worked with the children. |
Palavras-chave: | Literatura infantil Contação de história Prática pedagógica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19469 |
Data do documento: | 3-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DOM18022021.pdf | 863,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons