Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19794| Tipo: | TCC |
| Título: | OS HOMENS DO CHÃO DE ESTRELAS: INVESTIGANDO AS REPRESENTAÇÕES GAYS MASCULINAS EM TATUAGEM, DE HILTON LACERDA |
| Autor(es): | OLIVEIRA, JOSÉ ALVES DE |
| Primeiro Orientador: | Bezerra, Fábio Alexandre Silva |
| Resumo: | Esta pesquisa, a partir de um posicionamento acadêmico e político, que preza pelos valores de uma sociedade democrática, é uma resposta às tentativas de aniquilação e silenciamento da comunidade LGBTQIA+. Buscando investigar o passado de representações de homens gays no cinema, estabelecemos os efeitos de tais representações nesta parcela da comunidade e reforçamos a importância de representações justas para a efetivação de uma existência plena. O objetivo geral dessa pesquisa consiste em analisar representações gays masculinas do filme Tatuagem (2013), alinhados a esse foco geral, temos como objetivos específicos: revisar brevemente o histórico das representações gays no cinema buscando entender as críticas e as demandas por parte da comunidade LBTQIA+, analisar criticamente as representações gays masculinas em Tatuagem e identificar se tais representações reforçam ou desafiam estereótipos difamatórios e imagens de controle. Nesta pesquisa, desenvolvemos uma investigação, com base no modelo tridimensional de Fairclough (2015[1989]) para Análise Crítica do Discurso (ACD) e no conceito de imagens de controle proposto por Collins (2019), das representações gays masculinas presentes no filme Tatuagem, de Hilton Lacerda. Para a realização da pesquisa, primeiramente buscamos filmes nacionais que tivessem como protagonistas indivíduos gays e, ao mesmo tempo, tivessem alcançado considerável sucesso de público e crítica, chegamos à produção Tatuagem dirigida por Hilton Lacerda. Com o filme selecionado, iniciamos a análise dos sujeitos gays representados. Resultados gerais demonstram como, através de recursos discursivos e semióticos, a imagem do homens gay foi associada a diversos estereótipos negativos e desumanizadores. Contudo, há uma tendência de rompimento com o passado de representações fortemente carregadas em imagens de controle e tais estereótipos, como evidenciado na pesquisa |
| Abstract: | This academic research, based on an academic and political position, that aims the importance of the values of a democratic society, is a response to attempts to annihilate and silence the LGBTQIA+ community. Investigating the past of gay men’s representations in cinema, we established the effects of such representations on this part of the community and reinforced the importance of fair representations for the realization of a full existence. The general objective of this research is to analyze gay male representations of the movie Tatuagem (2013), aligned with this general focus, we have as specific objectives: to briefly review the history of gay representations in cinema seeking to understand the criticisms and demands from the LBGBTQIA+ community, critically analyze gay male representations in Tatuagem and identify whether such representations reinforce or challenge defamatory stereotypes and controlling images. In this academic research we have developed an investigation based on Fairclough’s three-dimensional model (2015 [1989]) for Critical Discourse Analysis (ACD) and the concept of controlling images proposed by Collins (2019), of gay men’s representations presents in the film Tatuagem directed by Hilton Lacerda. In order to arrange our research, we first research national films that had gay individuals as protagonists and at the same time had achieved considerable public and critical success, as a result we found the production Tatuagem. General results demonstrate how, through discursive and semiotic resources, the image of gay men was associated with several negative and dehumanizing stereotypes. However, there is a tendency to disrupt the past of representations with controlling images and offensive stereotypes as evidenced in the research. |
| Palavras-chave: | LGBTQIA+ Análise Crítica do Discurso Imagens de Controle Imagens de Controle |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19794 |
| Data do documento: | 1-Mar-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JOSE ALVES DE OLIVEIRA_versão final.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
