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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19925| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Estudo da aplicação e desenvolvimento de um gerador termoelétrico para cogeração em automóveis |
| Autor(es): | Santos, Ledson Pedro e |
| Primeiro Orientador: | Santos, Carlos Antonio Cabral dos |
| Resumo: | Neste trabalho apresentam-se o estudo da aplicação e do desenvolvimento de um gerador termoelétrico para cogeração com a energia proveniente do calor liberado pelo escapamento de automóveis, através do efeito seebeck. A atual situação da demanda energética, crescente, tem impulsionado buscas de novas formas de geração de energia para esta demanda juntamente com a crescente preocupação com preservação do meio ambiente e produção de energia elétrica a partir de uma diferença de temperatura, pode ser uma solução. A aplicação desse termogerador em um automóvel convencional gera um aumento na eficiência global do mesmo com a utilização da energia que vem de uma fonte térmica que seria perdida e também a possível aplicação desse termogerador em automóveis híbridos com a energia sendo gerada durante a utilização do motor a combustão dando uma maior autonomia do motor elétrico e ambos os casos reduzindo o consumo de combustível. Neste trabalho é feita a análise energética e seu possível aproveitamento em um termogerador juntamente com o estudo da geração termoelétrica pelo efeito seebeck em um protótipo de termogerador aplicável em um automóvel. Com base nas observações dos resultados obtidos na geração elétrica no protótipo e o valor de potência possível de ser aproveitada tem-se a conclusão que é possível fazer a geração na cogeração de 1,6W de potência a partir destas perdas térmicas com pouco investimento e assim uma maior eficiência no automóvel. |
| Abstract: | In this work, we present the application and development of a thermoelectric generator for cogeneration with heat energy released by car exhaust through the seebeck effect. The current situation of increasing energy demand has driven the search for new forms of energy generation to meet this demand with the use of environment conservation and the Seebeck effect which consists in the production of electricity from a different temperature mode. Applying this thermoelectric generator to a conventional car generates an overall increase in efficiency by reusing the energy that comes from a lost thermal source and it is also possible to apply this thermoelectric generator on the combustion engine hybrid cars giving greater engine autonomy and both cases resulting in reduction of fuel consumption. In this work, an analysis of the energy loss around the thermoelectric generator was made, with the study of the thermoelectric generation by the differential temperature around the prototype setting around automobiles and collected all the results. Based on the configurations of the results obtained for the electrical generation in the prototype and the potential value that can be measured, it can be concluded that it is possible to cogenerate from these thermal changes with small investment in the car. |
| Palavras-chave: | Cogeração Eficiência energética Termogerador Cogeneration Efficiency energy Thermoelectric generator |
| CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Engenharia Mecânica |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19925 |
| Data do documento: | 30-Jan-2020 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LedsonPedroESantos_Dissert.pdf | 3,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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