Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19972
Tipo: TCC
Título: Conselho escolar como instrumento democrático
Autor(es): Maranhão, Lara Corrêa
Primeiro Orientador: Rocha, Nathália Fernandes Egito
Resumo: O Conselho Escolar é um importante instrumento de gestão democrática e participativa em uma escola, podendo contribuir para o processo de tomada de decisões, uma vez que pode assumir competências deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras. O presente trabalho, partindo deste pressuposto teve por objetivo compreender a participação do Conselho na gestão escolar, assim como verificar o papel desempenhado por este conselho na construção da gestão democrática escolar ao investigar como o Conselho Escolar está organizado na escola pública pesquisada e identificar a atuação do mesmo em tal escola ao analisar seu papel e contribuição para a escola investigada. Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa exploratória do tipo Estudo de Caso, utilizando-se da Análise Documental, tendo como principais fontes de análise o Projeto Político Pedagógico da referida escola, atas das reuniões de Conselho Escolar e o Regimento Interno da mesma, assim como um questionário aplicado entre os membros do Conselho com questões dissertativas de forma a possibilitar um paralelo entre os documentos oficiais e os dados obtidos durante a realização da pesquisa. O presente trabalho está organizado em seu 1º capítulo trata da educação e seus objetivos sob a perspectiva da legislação brasileira e o que é a gestão democrática. No 2º capítulo aborda os instrumentos da gestão democrática como o Conselho Escolar e o Projeto Politico Pedagógico (PPP), quais suas atribuições e contribuições para uma gestão democrática Posteriormente apresentamos os dados obtidos através de nossa pesquisa, os quais dialogamos com os pensadores referenciais de nossa pesquisa.
Abstract: The School Board is an important instrument of democratic and participative management in a school, and can contribute to the decision making process, since it can assume deliberative, consultative, fiscal and mobilizing powers. The purpose of this study was to understand the participation of the Council in school management, as well as to verify the role played by this council in the construction of democratic school management by investigating how the School Council is organized in the public school researched and identify the performance of the same in such a school when analyzing their role and contribution to the investigated school. Methodologically, a qualitative exploratory research of the Case Study type was developed, using the Documentary Analysis, having as main sources of analysis the Political Pedagogical Project of said school, minutes of the meetings of School Council and the Internal Regulation of the same, as well as a questionnaire applied between the members of the Board with dissertation questions in order to allow a parallel between the official documents and the data obtained during the research. The present work is organized in its 1st chapter deals with education and its objectives from the perspective of Brazilian legislation and what is democratic management. In the second chapter, he discusses the instruments of democratic management, such as the School Council and the Pedagogical Political Project (PPP), what are their attributions and contributions to democratic management. Later we present the data obtained through our research, which we dialogue with the referential thinkers of our search.
Palavras-chave: Conselho escolar
Gestão democrática
Participação escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19972
Data do documento: Jun-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCM03052021.pdf444,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons