Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20255| Tipo: | TCC |
| Título: | Contribuições de professoras dos anos iniciais da educação básica ao ensino da matemática |
| Autor(es): | Guerra, Elaine Cristina Silva |
| Primeiro Orientador: | Cunha, Marlécio Maknamara da Silva |
| Resumo: | O processo de ensino-aprendizagem da matemática é um assunto de relevância para todos os professores, de modo que a matemática é uma disciplina muito temida por muitos alunos. Essa dissertação explora o tema: o ensino da matemática nos anosiniciais da educação básica: o lúdico como ferramenta pedagógica, e resulta de uma pesquisa cuja questão a ser respondida foi: Qual a contribuição da ludicidade nosprocessos de ensino e de aprendizagem da matemática nos anos iniciais da Educação Básica? O objetivo da investigação foi: analisar como as ferramentas lúdicas podem contribuir no ensino da matemática. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. O universo de estudo foi uma escola pública localizada no munícipio de Boa Vista-PB. Sendo os sujeitos participantes duas professoras dos anos iniciais da educação básica. A técnica utilizada para a coleta de dados foi o questionário. Os dados foram analisados segundo a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que o ensino da matemática aliada às ferramentas lúdicas é muito importante nos anos iniciais da educação básica. Conclui-se, portanto, que tal fenômeno ocorre quando o processo de ensino-aprendizagem apresenta aprendizagens significativas. |
| Abstract: | The teaching-learning process mathematics is a subject much feared by many students. This dissertation explores the theme:the teaching of mathematics in the early of basic education: the playful as a pedagogical tool, and results from a research whose question to be answered was: What is the contribution of mathematics in the early yearsof Basic Education? The objective of the investigation was: To analyze how playfultools can contribute to the teaching of mathematics. The methodology used was qualitative and applied in nature. The universe of study was a public schooll located in municipality of Boa Vista-PB. The Participating subjects being two teachers from the early years of basic education. The technique used for data collection was the questionnaire. Data were analyzed using the Content Anaylisis technique. The results show that the teaching of mathematics combined with playful tools is very importante inthe early years of basic education. Therefore, it is concluded that this phenomenon occurs when the teaching learning process presents significant learning. |
| Palavras-chave: | Matemática - ensino Ludicidade Aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20255 |
| Data do documento: | 11-Jun-2021 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ECSG28062021.pdf | 577,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
