Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20421
Tipo: TCC
Título: A interação e participação do gestor (a) e comunidade no âmbito educacional
Autor(es): Macedo, Ana Paula dos Santos
Primeiro Orientador: Ananias, Mauricéia
Resumo: A pesquisa buscou contribuir para o debate da interação da família na escola e a participação da gestão escolar para a formação dos/as alunos/as. Os objetivos específicos deram ênfase à autonomia e participação ativa das família/as na comunidade escolar. Considerou a influência enriquecedora da participação dos sujeitos no processo de educação na Escola Manoel Estevam de Miranda situada em Floresta Município de Barra de São Miguel/PB. Elencou-se os professores/as, gestores/as, alunos/as, pais/mães e responsáveis como agentes do processo educativo. A coleta de dados foi realizada através de questionários pelo Googleforms (formulários disponíveis pela plataforma Google) com a intenção de compreender como se viam na escola e na sociedade e indicar possibilidades para estreitar as relações na consolidação da gestão democrática. Conclui-se que a escola tem uma gestão participativa e democrática que interage unida à comunidade proporcionando um melhor conhecimento do funcionamento da instituição e desenvolvimento do ensino aprendizado.
Abstract: The research sought to contribute to the debate on family interaction at school and the participation of school management in the education of students. The specific objectives emphasized the autonomy and active participation of families in the school community. He considered the enriching influence of the subjects' participation in the education process at Manoel Estevam de Miranda School located in Forest Municipality of Barra de São Miguel / PB. Teachers, managers, students, parents and guardians were listed as agents of the educational process. Data collection was carried out through questionnaires by Googleforms (forms available through the Google platform) with the intention of understanding how they saw themselves at school and in society and indicating possibilities to strengthen relations in the consolidation of democratic management. It is concluded that the school has a participative and democratic management that interacts together with the community, providing a better knowledge of the institution's functioning and the development of teaching and learning.
Palavras-chave: Gestão democrática
Interação escola-família
Relação escola-família
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20421
Data do documento: 18-Jun-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APSM01072021.pdf534,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons