Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20428
Tipo: TCC
Título: A leitura literária nos anos iniciais do ensino fundamental: caminhos entre a prática docente e a formação de leitores
Autor(es): Santos, Stéfane de Almeida dos
Primeiro Orientador: Segabinazi, Daniela Maria
Resumo: Este trabalho dedica-se a refletir acerca da formação de crianças leitoras sob o viés do trabalho docente com a literatura infantil no espaço escolar, ante a justificativa de compreender como ocorre esse processo no contexto educacional contemporâneo. Desse modo, o principal objetivo consiste em verificar como a formação de leitores por meio da leitura literária é materializada na prática de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de João Pessoa/PB. Para tanto, tal objetivo desdobra-se em: a) apontar os efeitos do trabalho com a literatura infantil nos anos iniciais; b) destacar a necessidade de uma prática docente voltada para a formação de leitores; c) identificar se e como os(as) professores(as) trabalham a leitura literária na formação leitora dos seus alunos e alunas. Em termos de metodologia de pesquisa, a presente monografia enquadra-se no perfil de uma pesquisa aplicada do tipo exploratório e com abordagem qualitativa. A fim de teorizar as discussões, recorremos às premissas de Aguiar (2001), Cademartori (1986), Candido (2011), Coelho (2000), Colomer (2007), Hunt (2015), Lajolo e Zilberman (2007), Zilberman (2003; 2005) para fundamentar as questões que circundam a natureza do texto literário endereçado à infância, bem como a relevância da sua leitura na sala de aula. Já no que tange à discussão sobre a necessidade de uma prática docente que vise formar leitores, ancoramo-nos nos estudos de Bajour (2012), Bordini e Aguiar (1988), Chambers (2007a; 2007b), Colomer (2017), Pennac (1993) e Solé (1998), além dos documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) de Língua Portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular (2017). Mediante a aplicação de um questionário on-line junto a um grupo de professoras que lecionam em turmas dos anos inciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de João Pessoa/PB, os resultados obtidos evidenciam um valoroso trabalho de mediação da leitura literária. Em suma, constatamos que as professoras caminham em direção à formação de crianças leitoras por meio da adoção de pressupostos teóricos e metodológicos expressivamente fundamentados.
Abstract: This academic work is devoted to reflecting on the training of reader children under the learning of teaching labor with the children’s literature in the school place, in the face of justification to understand how this process happens in the contemporary educational context. Therefore, the main objective is to verify how the training of readers through the literary reading materializes in the teachers' practice in the initial years of Elementary School from a municipal school in João Pessoa/PB. For this purpose, such goal develops into: a) to point out the effects of the work with children’s literature in the initial years; b) to highlight the necessity of teaching practice to training readers; c) to identify if and how teachers work the literary reading in the reading training of their students. In terms of research methodology, this present monograph fits the applied research profile of the exploratory type and with a qualitative approach. To theorize discussions, we resort to the premises of Aguiar (2001), Cademartori (1986), Candido (2011), Coelho (2000), Colomer (2007), Hunt (2015), Lajolo and Zilberman (2007), Zilberman (2003; 2005) for basing the questions which surround the nature of the literary text addressed to childhood, as well as the relevance of this reading in the classroom. Whereas for the discussion related to the necessity of a teaching practice focused on training readers, we anchor in the studies of Bajour (2012), Bordini and Aguiar (1988), Chambers (2007a; 2007b), Colomer (2017), Pennac (1993) and Solé (1998). In addicion, official documents like the Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) – National Curricular Parameters – de Língua Portuguesa (of the Portuguese Language) and the Base Nacional Comum Curricular (2017) – Common Base National Curriculum. Utilizing the application of online questionnaires with a teacher group who teaches at classes of the initial years of Elementary School from a public school in João Pessoa/PB, the results indicate a valuable work of literary reader mediation. To sum up, we determine those teachers walk towards the reader children’s formation using the support of theoretical and methodological assumptions fundamentally expressed.
Palavras-chave: Literatura infantil
Formação de leitores
Prática docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20428
Data do documento: 21-Jun-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAS05072021.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons