Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20431
Tipo: TCC
Título: Escolha da carreira docente: o que pensam as professoras iniciantes
Autor(es): Soares, Brenda Kelly Ferreira
Primeiro Orientador: Pontes, Ana Paula Furtado Soares
Resumo: A escolha da carreira docente é algo que traz muitos questionamentos e tem sido alvo de muitas pesquisas, em que se buscam compreender os fatores que levam as pessoas a escolherem essa profissão. Nessa perspectiva, esta pesquisa buscou discutir como professores iniciantes do Ensino Fundamental da rede pública do município de João Pessoa-PB compreendem a profissão. Para isto, foi realizada uma pesquisa de campo, fundamentada nos autores: Veiga (2008); Huberman (2000); Mublstedt e Hagemayer (2015) e Alves (2006), que discutem a profissão docente e o o ciclo de vida docente. Também fizemos uma pesquisa de campo,em que foram entrevistadas três professoras com até dois anos de profissão, que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados encontrados apontam para as dificuldades das professoras iniciantes na carreira, destacando elementos motivadores para a permanência na carreira o amor à profissão e o comprometimento com a educação dos alunos. Como conclusão, remete à necessidade de se refletir criticamente sobre essa visão de docência que se aproxima à ideia de vocação.
Abstract: The choice of teaching career is something that raises many questions and has been the subject of many studies, in which we seek to understand the factors that lead people to choose this profession. In this perspective, this research sought to discuss how beginning teachers of elementary school in the public network of the municipality of João Pessoa-PB understand the profession. For this, a field research was carried out, based on the authors: Veiga (2008); Huberman (2000); Mublstedt and Hagemayer (2015) and Alves (2006), who discuss the teaching profession and the teaching life cycle. We also did a field research, in which three teachers with up to two years of profession were interviewed, working in the early years of elementary school. The results found point to the difficulties of the beginning teachers in the career, highlighting motivating elements for the permanence in the career the love of the profession and the commitment to the education of students. In conclusion, it refers to the need to reflect critically on this view of teaching that approaches the idea of vocation.
Palavras-chave: Professores iniciantes
Ciclo de vida docente
Docência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20431
Data do documento: 16-Jun-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BKFS06072021.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons