Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20433| Tipo: | TCC |
| Título: | A compreensão das professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a literatura infantil |
| Autor(es): | Medeiros, Erica Gigliola Linhares Marques de |
| Primeiro Orientador: | Lima, Idelsuite de Sousa |
| Resumo: | Este trabalho aborda a literatura nos anos iniciais do ensino fundamental sob o ponto de vista das professoras. O objetivo principal é investigar a compreensão das professoras sobre o trabalho com a literatura infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica que deu base ao trabalho foram os estudos de Abramovich (1997), Coelho (1991), Soares (2008), Zilberman (1987), Machado (2002), Bordini (1985), para analisar diferentes aspectos da Literatura Infantil no ambiente escolar, entre outros que tratam sobre a literatura infantil e sua importância nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi utilizado a abordagem da pesquisa qualitativa, descritiva e de campo. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, composto por questões abertas e os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola do município de Paulista-PB. Após a análise de dados, os resultados indicam que a literatura é trabalhada na escola, mas de modo esporádico; a literatura infantil ainda é utilizada na perspectiva da escolarização. A escola necessita proporcionar estudos sobre a leitura deleite e garantir recursos pedagógicos e acervo literário, como também possibilitar um suporte metodológico para as professoras. |
| Abstract: | This work approaches the literature in the early years of elementary school from the point of view of teachers. The main objective is to investigate the understanding of teachers about working with children's literature in the early years of elementary school. The theoretical foundation that supported the work was the studies by Abramovich (1997), Coelho (1991), Soares (2008), Zilberman (1987), Machado (2002), Bordini (1985), to analyze different aspects of Children's Literature in the school environment, among others that deal with children's literature and its importance in the early years of elementary school. A qualitative, descriptive and field research approach was used. The data collection instrument used was the questionnaire, consisting of open questions and the research subjects were 04 teachers from the early years of elementary school at a school in the city of Paulista-PB. After analyzing the data, the results indicate that the literature is worked at school, but sporadically; children's literature is still used from the perspective of schooling. The school needs to provide studies on reading delight and ensure pedagogical resources and literary collection, as well as providing methodological support for teachers. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Literatura infantil Concepção de professoras Ensino fundamental |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20433 |
| Data do documento: | 17-Jun-2021 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EGLMM06072021.pdf | 531,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
