Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20435
Tipo: TCC
Título: A brincadeira na infância e suas contribuições para o desenvolvimento infantil: a compreensão da gestão em espaços não escolar e escolar
Autor(es): Campelo, Maria Clara Vicente
Primeiro Orientador: Medeiros, Blenda Carine Dantas de
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso objetiva analisar a compreensão da gestão em relação à brincadeira e como esse modo de pensar influencia na organização das atividades potencializadoras de aprendizagem e desenvolvimento. Fundamenta-se na Psicologia Histórico Cultural e em documentos normativos da Educação Infantil no Brasil, buscando analisar como a brincadeira é compreendida pela gestão desses espaços. Para construção dos dados, foram entrevistadas duas gestoras de um Centro de Referência de Educação Infantil do município de João Pessoa e duas coordenadoras de uma Brinquedoteca da Universidade Federal da Paraíba. Também foram realizadas observações no espaço escolar, análise de arquivos produzidos pela Brinquedoteca (relatórios e imagens) e análise das entrevistas com as coordenadoras e gestoras. Foram observadas semelhanças no que diz respeito às brincadeiras registradas nos espaços em estudo. O modo como as gestoras e coordenadoras compreendem o brincar, considerando sua importância para o desenvolvimento infantil, tem total relevância para a organização dos ambientes, com mobiliários e brinquedos acessíveis, facilitando o manuseio pelas crianças, e no tempo planejado para essa atividade. Conclui-se que a concepção que essas profissionais possuem sobre a brincadeira têm exercido influência na qualidade da atividade do brincar realizada em ambos os espaços.
Abstract: No Abstract
Palavras-chave: Educação infantil
Lúdico - jogos e brincadeiras
Desenvolvimento infantil
Gestores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20435
Data do documento: 22-Jun-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCVC07072021.pdf803,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons