Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20446
Tipo: TCC
Título: O papel do/a educador/a para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança
Autor(es): Batista, Mábily Saraiva
Primeiro Orientador: Dantas, Taisa Caldas
Resumo: O presente trabalho tem como foco refletir sobre o papel do educador para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. O objetivo geral da pesquisa é analisar a atuação dos professores da Educação Infantil de uma escola localizada na zona rural da cidade de Monte Horebe, no estado da Paraíba. Além disso, discutir a importância do educador infantil enquanto profissional responsável por propiciar um conjunto de experiências para as crianças que as levem a desenvolver suas habilidades e capacidades. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo de caráter exploratório com abordagem qualitativa, onde seu embasamento teórico foi construído a partir de conceitos relevantes para a busca deste conhecimento. Os sujeitos desta pesquisa foram duas professoras que atuam na Educação Infantil e o instrumento de pesquisa utilizado foi um roteiro de entrevista semiestruturada. Como embasamento teórico para análise de dados da pesquisa foram utilizadas obras de autores como Costa e Mota (2011), Gil (1999), Oliveira (1995) Chaves, et al (2013), Veiga (2004), Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil (1998) e Vygotsky (1998), entre outros. Esta pesquisa aponta como principais resultados uma atuação satisfatória dos professores/as na educação infantil, uma vez que os mesmos utilizam uma abordagem lúdica em suas aulas, apresentam boa formação inicial e continuada, elaboram um planejamento rotineiro, a despeito das condições adversas como um alto número de alunos/as em sala e a falta de suporte pedagógico.
Abstract: O presente trabalho tem como foco refletir sobre o papel do educador para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. O objetivo geral da pesquisa é analisar a atuação dos professores da Educação Infantil de uma escola localizada na zona rural da cidade de Monte Horebe, no estado da Paraíba. Além disso, discutir a importância do educador infantil enquanto profissional responsável por propiciar um conjunto de experiências para as crianças que as levem a desenvolver suas habilidades e capacidades. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo de caráter exploratório com abordagem qualitativa, onde seu embasamento teórico foi construído a partir de conceitos relevantes para a busca deste conhecimento. Os sujeitos desta pesquisa foram duas professoras que atuam na Educação Infantil e o instrumento de pesquisa utilizado foi um roteiro de entrevista semiestruturada. Como embasamento teórico para análise de dados da pesquisa foram utilizadas obras de autores como Costa e Mota (2011), Gil (1999), Oliveira (1995) Chaves, et al (2013), Veiga (2004), Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil (1998) e Vygotsky (1998), entre outros. Esta pesquisa aponta como principais resultados uma atuação satisfatória dos professores/as na educação infantil, uma vez que os mesmos utilizam uma abordagem lúdica em suas aulas, apresentam boa formação inicial e continuada, elaboram um planejamento rotineiro, a despeito das condições adversas como um alto número de alunos/as em sala e a falta de suporte pedagógico.
Palavras-chave: Aprendizagem
Desenvolvimento infantil
Educação infantil
Educador - perfil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20446
Data do documento: 16-Jun-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSB08072021.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons