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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20446| Tipo: | TCC |
| Título: | O papel do/a educador/a para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança |
| Autor(es): | Batista, Mábily Saraiva |
| Primeiro Orientador: | Dantas, Taisa Caldas |
| Resumo: | O presente trabalho tem como foco refletir sobre o papel do educador para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. O objetivo geral da pesquisa é analisar a atuação dos professores da Educação Infantil de uma escola localizada na zona rural da cidade de Monte Horebe, no estado da Paraíba. Além disso, discutir a importância do educador infantil enquanto profissional responsável por propiciar um conjunto de experiências para as crianças que as levem a desenvolver suas habilidades e capacidades. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo de caráter exploratório com abordagem qualitativa, onde seu embasamento teórico foi construído a partir de conceitos relevantes para a busca deste conhecimento. Os sujeitos desta pesquisa foram duas professoras que atuam na Educação Infantil e o instrumento de pesquisa utilizado foi um roteiro de entrevista semiestruturada. Como embasamento teórico para análise de dados da pesquisa foram utilizadas obras de autores como Costa e Mota (2011), Gil (1999), Oliveira (1995) Chaves, et al (2013), Veiga (2004), Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil (1998) e Vygotsky (1998), entre outros. Esta pesquisa aponta como principais resultados uma atuação satisfatória dos professores/as na educação infantil, uma vez que os mesmos utilizam uma abordagem lúdica em suas aulas, apresentam boa formação inicial e continuada, elaboram um planejamento rotineiro, a despeito das condições adversas como um alto número de alunos/as em sala e a falta de suporte pedagógico. |
| Abstract: | O presente trabalho tem como foco refletir sobre o papel do educador para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. O objetivo geral da pesquisa é analisar a atuação dos professores da Educação Infantil de uma escola localizada na zona rural da cidade de Monte Horebe, no estado da Paraíba. Além disso, discutir a importância do educador infantil enquanto profissional responsável por propiciar um conjunto de experiências para as crianças que as levem a desenvolver suas habilidades e capacidades. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo de caráter exploratório com abordagem qualitativa, onde seu embasamento teórico foi construído a partir de conceitos relevantes para a busca deste conhecimento. Os sujeitos desta pesquisa foram duas professoras que atuam na Educação Infantil e o instrumento de pesquisa utilizado foi um roteiro de entrevista semiestruturada. Como embasamento teórico para análise de dados da pesquisa foram utilizadas obras de autores como Costa e Mota (2011), Gil (1999), Oliveira (1995) Chaves, et al (2013), Veiga (2004), Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil (1998) e Vygotsky (1998), entre outros. Esta pesquisa aponta como principais resultados uma atuação satisfatória dos professores/as na educação infantil, uma vez que os mesmos utilizam uma abordagem lúdica em suas aulas, apresentam boa formação inicial e continuada, elaboram um planejamento rotineiro, a despeito das condições adversas como um alto número de alunos/as em sala e a falta de suporte pedagógico. |
| Palavras-chave: | Aprendizagem Desenvolvimento infantil Educação infantil Educador - perfil |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20446 |
| Data do documento: | 16-Jun-2021 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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