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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20503| Tipo: | TCC |
| Título: | Estratégias de ensino-aprendizagem em livros didático de língua portuguesa do 5º ano do ensino fundamental: o foco na acentuação gráfica. Brasil. 2021 |
| Autor(es): | Nascimento, Sílvia Raquel |
| Primeiro Orientador: | Ananias, Mauriceia |
| Resumo: | O presente trabalho é uma pesquisa desenvolvida e apresentada ao Curso de Pedagogia – EAD da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em cumprimento aos requisitos para a avaliação no Componente Curricular Trabalho de Conclusão de Curso II – TCC II. Com a premissa de melhorar a qualidade do ensino de Língua Portuguesa - LP, será salientado que o foco no processo de ensino aprendizagem deve proporcionar estratégias para que o aluno possa compreender a LP em sua heterogeneidade e dinamicidade face às mudanças sociais, históricas, ideológicas e culturais, visando que tal questão seja algo bastante desejado pelo docente quanto ao trabalho desse objeto linguístico em sala de aula. Neste sentido, será abordado, na pesquisa, os processos de estratégias de ensino/aprendizagem e os efeitos de sentido da língua portuguesa sob os gestos de interpretação no livro didático(LD) de português. Esse trabalho de pesquisa foi elaborado com o objetivo de analisar os efeitos de sentido da língua como objeto de ensino-aprendizagem produzidos na apresentação e encadeamento das propostas de exposição do conteúdo Acentuação Gráfica às turmas do 5º ano do Ensino Fundamental; identificar os processos estratégicos apresentados pelo livro didático que sustentam tais efeitos de sentido e evidenciar as implicações desses efeitos e processos para o domínio das competências de emprego adequado dos acentos gráficos. O presente tem como justificativa a sua contribuição para o estudo da línguagem sob o discurso apresentado no LD de Português e as implicações dos gestos de interpretação da língua portuguesa nesses manuais face ao despertar das estratégias de aprendizagem do sujeito-aluno quanto ao estudo dos conhecimentos linguísticos apresentadas nos manuais didáticos. Assim, será observado que, apesar das diferenças, o modo como os dois livros didáticos apresentam o conteúdo enfocado na análise favorece o estabelecimento de confusão conceitual por parte de alunos, pois não mostra que a acentuação é um aspecto refletido na fala e as regras de acentuação na escrita. Marcando a importância dessa valoração e assinalando que a não diferenciação desses dois aspectos limita o processo de instrumentalização linguística dos alunos. |
| Abstract: | No Abstract |
| Palavras-chave: | Estratégias de ensino-aprendizagem Linguagem Livro didático Sujeito-leitor |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20503 |
| Data do documento: | 17-Jun-2021 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
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