Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20506| Tipo: | TCC |
| Título: | A leitura na educação infantil: desafios do ensino remoto no município de Lucena-PB |
| Autor(es): | Pimentel, Emanoela da Guia Davi Gomes |
| Primeiro Orientador: | Limeira, Aline de Morais |
| Resumo: | A reflexão realizada neste estudo é acerca da leitura na Educação Infantil e os seus desafios através do ensino remoto, em tempos de Pandemia da Covid 19, tendo como foco o ambiente educacional, buscando também refletir sobre as experiências dos profissionais da instituição nas suas práticas de leitura em especial, para a primeira etapa dos anos iniciais da Educação Básica. Essa pesquisa terá como objetivo geral analisar as práticas docentes mediante as atividades de incentivo a formação de crianças leitoras, na educação infantil, mesmo que sendo de forma remota. Para melhor embasar o estudo faremos uso da pesquisa no contexto de investigação, qualitativa e bibliográfica, e também do recurso metodológico da entrevista com profissionais da educação infantil, em uma escola municipal de Lucena, no estado da Paraíba. Buscamos analisar a prática docente e a defasagem no que se refere à leitura em sala dos Pré I, II, III, IV, possibilitando a reflexão e o debate sobre o papel fundamental da leitura desde o início da Educação Básica. Tomamos como base alguns teóricos e suas reflexões acerca do desenvolvimento e aprendizagem, tais como Piaget (1996), Vygotsky (1984), Solé (1998), Neves & Corsino (2017), Amorim e Farago (2015), Armadilha e Silva (2016), Pereira (2017), Castrillon (2011), Ferreiro &Teberosky (1999), Lazzarin (2017), Coelho (2015), Duarte (2004), Santos, Silva, Gomes & Fernandes (2020), Salles & Freitas (2010), Silva (2003), Dinorah (1996). Da mesma forma, analisamos documentos do Ministério da Educação (MEC), como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. (DCNS, 2010) os Parâmetros Curriculares Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (2006, reeditado em 2018), PISA (2018), IDEB Paraíba, (2019). Assim, reconhecemos a importância contextualizada da leitura na escola, mais precisamente na Educação Infantil no Ensino Remoto no município de Lucena PB. |
| Abstract: | The reflection carried out in this study is about reading in Kindergarten and its challenges through remote learning, in times of Pandemic of Covid 19, focusing on the educational environment, also seeking to reflect on the experiences of the institution's professionals in their practices of reading in particular, for the first stage of the early years of Basic Education. This research will have as a general objective to analyze the teaching practices through activities to encourage the formation of reading children, in early childhood education, even if remotely. To better support the study, we will use the research in the context of investigation, qualitative and bibliographical, and also the methodological resource of interviewing professionals in early childhood education, in a municipal school in Lucena, in the state of Paraíba. We seek to analyze the teaching practice and the gap with regard to reading in the classroom of Pre I, II, III, IV, enabling reflection and debate on the fundamental role of reading since the beginning of Basic Education. We take as a basis some theorists and their reflections on development and learning, such as Piaget (1996), Vygotsky (1984), Solé (1998), Neves & Corsino (2017), Amorim and Farago (2015), Armadilha and Silva (2016 ), Pereira (2017), Castrillon (2011), Ferreiro & Teberosky (1999), Lazzarin (2017), Coelho (2015), Duarte (2004), Santos, Silva, Gomes & Fernandes (2020), Salles & Freitas (2010) , Silva (2003), Dinorah (1996). Likewise, we analyzed documents from the Ministry of Education (MEC), such as the Common National Curriculum Base (BNCC, 2017) and the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education. (DCNS, 2010) the National Curriculum Parameters of Quality for Early Childhood Education (2006, reissued in 2018), PISA (2018), IDEB Paraíba, (2019). Thus, we recognize the contextualized importance of reading at school, more precisely in Early Childhood Education in Remote Education in the municipality of Lucena PB. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Leitura Ensino remoto Prática docente |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20506 |
| Data do documento: | 18-Jun-2021 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EGDGP12072021.pdf | 928,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
