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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20522| Tipo: | TCC |
| Título: | A educação infantil e o ensino remoto frente à pandemia Covid-19: desafios enfrentados por professoras em Catolé do Rocha - PB |
| Autor(es): | Bezerra, Alane da Silva |
| Primeiro Orientador: | Miranda, Itacyara Viana |
| Resumo: | O trabalho de conclusão de curso toma como análise e ponto de reflexão o cenário da pandemia de Covid-19 e algumas questões que envolvem o ensino remoto na educação infantil, em particular,na cidade de Catolé do Rocha – PB. A metodologia adotada enquadra-se na perspectiva de uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, conduzida a partir de um estudo bibliográfico e de campo, no qual onze professoras da educação infantil responderam a um formulário/questionário no Google Formule, meio pelo qual não só atendemos as exigências de distanciamento social, bem como pudemos dar continuidade ao estudo aqui proposto. O trabalho segue amparado nos referenciais teóricos da História Cultural, tendo no campo da História da Educação um espaço possível de diálogo e produção. Temos como justificativa a necessidade, no âmbito do campo educacional, de entender e esclarecer os impactos, positivos ou negativos, da modalidade de ensino remoto no nível da educação infantil. Nesse sentido, suscitamos o questionamento: as aulas remotas no contexto da pandemia satisfazem, do ponto de vista das professoras da educação infantil de Catolé do Rocha, as particularidades das crianças quanto à aprendizagem?Na busca por respostas, os objetivos foram traçados, a saber: apreender como as aulas no modelo remoto têm impactado, provavelmente, a prática pedagógica de alguns profissionais da educação e, concomitantemente a isso, o desenvolvimento do ensino infantil; traçar um panorama histórico das ações promovidas pelo núcleo do governo – central, estadual e municipal –, que levam ao debate da aplicabilidade do ensino remoto no Brasil; debater, passados mais de um ano de pandemia de Covid-19, quais os principais desafios enfrentados por alguns docentes atuantes na cidade de Catolé do Rocha – PB, quanto ao novo formato proposto e executado para as aulas de educação infantil. Pretendemos com esse trabalho contribuir com uma História da Educação do tempo presente, sendo a educação infantil, o ensino remoto e as professoras o elemento principal da pesquisa. |
| Abstract: | The courseconclusionworktakes as ananalysisandreflection point thescenarioofthe Covid 19 pandemicand some issuesthatinvolveremoteteaching in earlychildhoodeducation, in particular, in thecityof Catolé do Rocha – PB. The adoptedmethodologyfitsintothe perspective of a qualitativeandquantitativeresearch, conductedfrom a bibliographicalandfieldstudy, in whichelevenearlychildhoodeducationteachersanswered a form/questionnaireon Google Formule, a meansbywhichnotonlywemetthedemandsof social distancing, as well as wewereableto continue thestudyproposedhere. The work continues tobesupportedbythetheoreticalreferencesof Cultural History, having in thefieldofHistoryofEducation a possiblespace for dialogue andproduction. Wehave as justificationtheneed, withintheeducationalfield, tounderstandandclarifytheimpacts, positive or negative, ofthemodalityofremoteeducationatthelevelofearlychildhoodeducation. In thissense, weraisethequestion: do remote classes in thecontextofthepandemicsatisfy, fromthe point ofviewofearlychildhoodeducationteachers in Catolé do Rocha, theparticularitiesofchildrenregardinglearning? In thesearch for answers, theobjectiveswereoutlined, namely: toapprehendhow classes in theremotemodelhaveprobablyimpactedthepedagogicalpracticeof some educationprofessionalsand, concomitantly, thedevelopmentofearlychildhoodeducation; todraw a historical overview oftheactionspromotedbythegovernmentnucleus – central, stateand municipal – that lead tothe debate ontheapplicabilityofremoteeducation in Brazil; to debate, after more than a yearofthe Covid-19 pandemic, what are themainchallengesfacedby some teachersworking in thecityof Catolé do Rocha – PB, regardingthe new formatproposedandimplemented for earlychildhoodeducation classes. Weintendwiththisworktocontributeto a HistoryofEducationofthepresent time, withearlychildhoodeducation, remoteteachingandteachersbeingthemainelementoftheresearch. |
| Palavras-chave: | Ensino remoto Educação infantil Pandemia - Covid-19 |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20522 |
| Data do documento: | 17-Jun-2021 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
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