Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20532
Tipo: | TCC |
Título: | Família, criança e processo de leitura/escrita dos anos iniciais no ensino fundamental |
Autor(es): | Araujo, Erika Andrade de |
Primeiro Orientador: | Cunha, Marlécio Maknamara da Silva |
Resumo: | Em nossa sociedade, é comum as famílias atribuírem a responsabilidade de ensinar a ler e a escrever exclusivamente aos professores, relatando que essa é a função desses profissionais. Com isso, parte das dificuldades vivenciadas pelas crianças está relacionada à falta de comprometimento da família com a vida escolar delas. O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema principal o papel da Família no processo de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Diante desta problemática, delineamos a seguinte pergunta: Como se dá a atuação da família no processo de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental e? Para este questionamento, delineamos, como objetivo geral, discutir a participação dos pais no processo do desenvolvimento da alfabetização e letramento. Em decorrência deste objetivo, elaboramos como objetivos específicos: abordar o processo de alfabetização e letramento de crianças e seus aspectos relacionados com à participação no processo de alfabetização/letramento de crianças de 6 a 8 anos. Para tanto, metodologicamente adotaram-se procedimentos da Pesquisa bibliográfica. Como resultados, destacamos a importância da leitura e da escrita a partir de Freire (1987; 1989); apresentamos as etapas do desenvolvimento da escrita com auxílio de Ferreiro (1995); pontuamos algumas discussões sobre alfabetização e letramento a partir de Magda Soares (2014) e Luiz Antônio Marchuschi (2008). Concluímos este TCC enfatizando a importância da participação e do comprometimento dos pais no desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento das crianças. Compreendendo que o processo de conhecimento sobre determinado tema é de natureza complexa e inesgotável, destacamos a relevância de novos estudos, sobretudo em que seja possível analisar, da perspectiva dos professores e da família, esta tensa e necessária contribuição familiar que promove as aprendizagens, sobretudo de crianças em processo de alfabetização. |
Abstract: | In our society, it is common for families to assign the responsibility of teaching teachers to read and write exclusively, reporting that this is the role of these professionals. As a result, part of the difficulties experienced by children is related to the family's lack of commitment to their school life. The main theme of the present Course Conclusion Paper (TCC) is the role of the Family in the process of literacy and literacy of children in the early years of elementary school. Faced with this problem, we outline the following question: How does the process of literacy and literacy of children in the initial grades of elementary school and the performance of the family take place? For this questioning, we outlined, as a general objective, to discuss the participation of parents in the process of developing literacy and literacy. As a result of this objective, we elaborated as specific objectives: to approach the process of literacy and literacy of children and their pathways related to the participation of in the process of literacy / literacy of children from 6 to 8 years old. For that, we used the bibliographic research as methodological proceedings. For the results, we highlight the importance of reading and writing from Freire (1987; 1989); we present the stages of the development of writing with the help of Ferreiro (1995); we pointed out some discussions on literacy and literacy from Magda Soares (2014) and Luiz Antônio Marchuschi (2008). We concluded this CBT emphasizing the importance of parental participation and commitment in the development of the children's literacy and literacy process. Understanding that the knowledge process on a given topic is of a complex and inexhaustible nature, we highlight the relevance of new studies, especially in which it is possible to analyze, from the perspective of teachers and the family, this tense and necessary family contribution that promotes learning, especially of children in the process of literacy. |
Palavras-chave: | Letramento Leitura Escrita Relação família-escola |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20532 |
Data do documento: | 11-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EAA14072021.pdf | 517,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons