Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20542| Tipo: | TCC |
| Título: | Uma reflexão sobre o olhar das professoras do primeiro ano do ensino fundamental acerca da literatura infantil em sala de aula |
| Autor(es): | Vitorino, Mercia de Oliveira |
| Primeiro Orientador: | Lima, Idelsuite de Sousa |
| Resumo: | A literatura infantil é uma forma de arte e por ela a criança é capaz de desenvolver aspectos sociais, emocionais e cognitivos, além de aguçar sua imaginação, criatividade e o pensamento crítico por meio da ludicidade. Reconhecendo essa afirmação e buscando conhecer melhor este universo realizou-se uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa de caráter exploratório, que utilizou o questionário como instrumento de coleta de dados e teve o propósito de analisar o posicionamento das professoras do primeiro ano do ensino fundamental acerca da literatura infantil em sala de aula. Analisar o posicionamento das professoras acerca da literatura infantil Teve como apoio os estudos de Abramovich (1999); Bettelheim (2019); Coelho (1966); Soares (2011); Sorrenti (1995), entre outros. Constatou-se com base nos dados obtidos que a literatura infantil é empregada regularmente pelas professoras, porém em seus planejamentos a mesma ocupa um lugar secundário servindo como apoio para trabalhar conteúdos pré-definidos; os recursos disponibilizados pela escola são escassos, assim como o apoio fornecido por ela para impulsionar o trabalho das professoras para com a literatura. |
| Abstract: | La literatura infantil es una forma de arte y a través de ella los niños pueden desarrollar aspectos sociales, emocionales y cognitivos, además de agudizar su imaginación, creatividad y pensamiento crítico a través del juego. Reconociendo esta afirmación y buscando comprender mejor este universo, se realizó una investigación de campo con enfoque exploratorio cualitativo, que utilizó el cuestionario como instrumento de recolección de datos y tuvo como objetivo analizar el posicionamiento de los docentes de primer año de primaria sobre la literatura infantil en México. el aula, desde cómo se utiliza, su finalidad y qué recursos se utilizan. Fue apoyado por estudios de Abramovich, 1999; Bettelheim, 2019; Coelho, 1966; Soares, 2011; Sorrent, 1995, entre otros. Con base en los datos obtenidos, se encontró que la literatura infantil es utilizada habitualmente por los docentes, pero en su planificación ocupa un lugar secundario, sirviendo de apoyo para trabajar con contenidos predefinidos; los recursos que pone a disposición la escuela son escasos, así como el apoyo que brinda para impulsar el trabajo de los docentes con la literatura. |
| Palavras-chave: | Professoras - posicionamento Literatura infantil Ensino fundamental |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20542 |
| Data do documento: | 22-Jun-2021 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MOV14072021.pdf | 480,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
