Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20554| Tipo: | TCC |
| Título: | A importância da libras na educação infantil para crianças surdas e ouvintes: o que os estudos nos dizem |
| Autor(es): | Ferreira, Leidiane da Costa |
| Primeiro Orientador: | Martins, Lisiê Marlene da Silveira Melo |
| Resumo: | O presente estudo aborda a Educação Inclusiva, a qual tem passado por desafios para ser inserida no ambiente escolar, além de discorrer sobre a importância da Libras para crianças surdas e ouvintes. No aspecto da Educação Inclusiva no Ensino Infantil, a inserção da Língua Brasileira de Sinais tem passado por períodos de resistências, resultando em exclusão da criança surda, assim como a inviabilidade de diálogo entre a criança surda e ouvinte. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição da Língua Brasileira de Sinais no Ensino Infantil, no sentido de inclusão da criança surda, assim como a interação entre surdos e ouvintes. Esta pesquisa foi realizada por meio de uma investigação bibliográfica e método qualitativo, analisando artigos, revistas e monografias, abordando ideias relevantes para o desenvolvimento deste trabalho. Os resultados indicam que a Libras é uma alternativa fundamental para que a criança surda seja incluída na sala de aula, ao mesmo tempo que seu contexto cultural é valorizado no ambiente escolar, bem como na sociedade. A criança ouvinte passa a conhecer e respeitar as diferenças do outro, interagir e socializar com o surdo por meio da Libras. |
| Abstract: | This study addresses Inclusive Education, which has gone through challenges to be inserted in the school environment, in addition to discussing the importance of Libras for deaf and hearing children. In the aspect of Inclusive Education in Early Childhood Education, the insertion of Brazilian Sign Language has gone through periods of resistance, resulting in the exclusion of the deaf child, as well as the impossibility of dialogue between the deaf child and the hearing child. In this sense, this work aims to analyze the contribution of Brazilian Sign Language in Kindergarten, towards the inclusion of deaf children, as well as the interaction between deaf and hearing people. This research was carried out through a bibliographical investigation and qualitative method, analyzing articles, journals and monographs, approaching relevant ideas for the development of this work. The results indicate that Libras is a fundamental alternative for deaf children to be included in the classroom, while their cultural context is valued in the school environment, as well as in society. The hearing child gets to know and respect the other's differences, interact and socialize with the deaf through Libras. |
| Palavras-chave: | Educação inclusiva Libras Ensino infantil |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20554 |
| Data do documento: | 18-Jun-2021 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LCF16072021.pdf | 575,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
