Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20561
Tipo: TCC
Título: Os impactos do FUNDEB na educação básica do município de Bayeux – PB
Autor(es): Ribeiro, Gláucia da Silva Cavalcante
Primeiro Orientador: Pereira, Maria Aparecida Nunes
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar os impactos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) no município de Bayeux- PB. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental foi possível analisar a dinâmica do financiamento da educação básica, no período de 2010 a 2019, buscando identificar se o referido Fundo contribuiu com a melhoria da qualidade da educação. A análise dos dados financeiros coletados por meio do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE/FNDE/MEC) evidenciou que o município de Bayeux tem se beneficiado com as transferências provenientes do FUNDEB, tendo em vista que as receitas recebidas são superiores as receitas destinadas ao Fundo, ano a ano. Esse aumento impactou positivamente no investimento com os profissionais da educação e com outras despesas de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino – MDE. Dados educacionais coletados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) e no site do QEdu, demonstraram avanços positivos na ampliação do acesso e melhora do fluxo escolar, além da elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação – IDEB, principalmente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que, no ano de 2019, ultrapassou a meta prevista de 5,5, obtendo 5,7. As considerações e apontamentos procuram contribuir com o debate sobre a importância da política de fundos para a manutenção e desenvolvimento da educação básica e do aumento do investimento público em educação para que o direito à educação pública, gratuita e de qualidade, seja garantido.
Abstract: This work has as general objective to analyze the impacts of the Fund of Maintenance and Development of Basic Education and Valorization of Education Professionals (FUNDEB) in the municipality of Bayeux-PB. Through of bibliographical and documentary research, it was possible to analyze the dynamics of the financing of basic education, in the period from 2010 to 2019, seeking identify whether the Fund has contributed to improving the quality of the education. The analysis of financial data collected through the System of Information on Public Budgets in Education (SIOPE/FNDE/MEC) showed that the municipality of Bayeux has benefited from the transfers from FUNDEB, considering that the recipes received are higher than the revenues destined to the Fund, year by year. That increase positively impacted investment with professionals from education and other maintenance and development expenses. Teaching – MDE. Educational data collected on the National Institute of EducationalStudies and Research Anísio Teixeira (INEP/MEC) and on the website of QEdu, demonstrated positive advances in expanding access and improving school flow, in addition to the increase in the Education Development Index - IDEB, mainly in the Initial Years of Elementary School that, in the year of 2019, exceeded the target of 5.5, achieving 5.7. Considerations and notes seek to contribute to the debate about the importance of fund policy for the maintenance and development of basic education and the increase in public investment in education so that the right to public education, free and quality, in fact become effective.
Palavras-chave: Financiamento educacional
Política de Fundos - FUNDEB - Bayeux.
Educação - qualidade
Educação básica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20561
Data do documento: 30-Jun-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GSCR19072021.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons