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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20581
Tipo: TCC
Título: CONVERTENDO DADOS EM CONTEÚDO: BIG DATA E MARKETING ORIENTADO A DADOS COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO PARA O INSTAGRAM
Autor(es): DA SILVA, JANIELE DIAS
Primeiro Orientador: FALCAO, THIAGO PEREIRA
Resumo: Com a evolução do digital e das tecnologias da informação, as formas de comunicação mudaram. Uma das consequências desse processo evolutivo, foi a possibilidade de gerar e analisar uma imensa quantidade de dados a respeito do comportamento dos usuários na internet. Este estudo tem como tema o processo de construção de uma estratégia de comunicação e marketing orientados a dados no contexto do Big Data. A presente pesquisa possui abordagem exploratória e qualitativa, utilizando como métodos a pesquisa bibliográfica e entrevistas. Por meio da pesquisa bibliográfica, abordam-se os conceitos de Big Data e os atributos que o definem; a evolução do marketing e o esclarecimento do que vem a ser o marketing orientado a dados; o papel da análise de dados e os efeitos das extensões do Big Data na elaboração de estratégias para as mídias sociais. Tendo em vista esses aspectos, o intuito deste trabalho é compreender, por meio dos analistas de mídia, como se dá a relação dos quatro atributos do Big Data (volume, variedade, velocidade e veracidade) e elucidar a utilização dos dados para a construção de ações de marketing voltado para a produção de conteúdo no Instagram.
Abstract: With the evolution of digital and information technologies, the forms of communication have changed. One of the consequences of this evolutionary process was the possibility of generating and analyzing an immense amount of data regarding the behavior of users on the internet. This study has as its theme the process of building a data-oriented communication and marketing strategy in the context of Big Data. This research has an exploratory and qualitative approach, using bibliographic research and case study as methods. Through bibliographical research, the concepts of Big Data and the attributes that define it are approached; the evolution of marketing and the clarification of what data-driven marketing is; the role of data analytics and the effects of big data extensions in the development of social media strategies. In view of these aspects, the purpose of this study is to understand, through media analysts, how the relationship of the four attributes of Big Data (volume, variety, speed and veracity) occurs and to elucidate the use of data for the construction of marketing actions aimed at producing content on Instagram.
Palavras-chave: Marketing Orientado a Dados
Análise de Dados
Big Data
Mídias Sociais
Instagram
CNPq: 6.09.04.00-3 Relações Públicas e Propaganda
6.09.00.00-8 Comunicação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Mídias Digitais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20581
Data do documento: 21-Jul-2021
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