Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20591
Tipo: TCC
Título: A EJA em tempos de pandemia: uma análise da atuação do professor em sala de aula
Autor(es): Souza, Adriana da Silva de
Primeiro Orientador: Costa, Isabel Marinho da
Resumo: Em decorrência das mudanças de cenário que estamos vivenciando, devido aos grandes impactos do avanço do Coronavírus, o causador da COVID19, foi necessário ser implantadas medidas emergenciais para combater a disseminação do vírus, para isso, as restrições e o isolamento social afetou as áreas econômicas, sociais, culturais e educacionais. Na educação, houve a suspensão das aulas presenciais e se tornou necessário a implantação do ensino remoto nas instituições de ensino em todo pais, dando inicio a um grande desafio para toda a comunidade escolar, ocorrendo mudanças nos processos pedagogicos. Para o alcançe do nosso objetivo final deste trabalho, elaboramos e aplicamos um questionário aberto contendo 8 (oito) questões com 4 (quatro) professores da EJA que lecionam na Escola EMEIEF Quilombola Profª. Antonia do Socorro Machado, localizada no bairro de Paratibe, em João Pessoa-PB. O trabalho é de cunho bibliográfico e a pesquisa é qualitativa. Para tanto, tomamos como pressuposto deleitura e análise da pesquisa os seguintes autores (FREIRE, 1980), (NOGUEIRA,2001), (SCHWARTZ,2010), (HACK,2011), (NETO,1991), (ROSA,2020), (GIL,2002), (FELIZOLA, 2011), (CORDEIRO, 2020), (GONÇALVES, 2001). O trabalho objetivou ainda fornecer dados coletados nos questionários aplicados com os quatro professores da EJA que participaram da pesquisa e a realização da análise de como está a educação diante desse cenário de pandemia, bem como, discutir e abordar alguns conceitos de teóricos que estudaram sobre o tema. A pesquisa nos mostrou que foram muitas as dificuldades encontradas pelos docentes, como por exemplo a falta de educação continuada, escassez de recursos tecnológicos, alteração de rotina e desafios em buscar um conteúdo pedagógico dinâmico e inovador nesse cenário de pandemia. Contudo, mostrou ainda que mesmo diante de todas as dificuldades foi possível se reinventar e propor metodologias diferenciadas de modo a favorecer a aprendizagem dos alunos e da realidade em que estão vivendo, buscando envolver o aluno no processo pedagogico para que ele participe mais e tenha mais intereção com a turma. Para que o processo de ensino aprendizagem seja efetivado nas tumas da EJA.
Abstract: Due to the changes in the scenario that we are experiencing, due to the great impacts of the advance of Coronavirus, the cause of COVID19, it was necessary to implement emergency measures to combat the spread of the virus. , social, cultural and educational. In education, there was a suspension of in-person classes and it became necessary to implement remote teaching in educational institutions across the country, starting a great challenge for the entire school community, with changes occurring in the pedagogical processes. To achieve our final objective of this work, we developed and applied an open questionnaire containing 8 (eight) questions with 4 (four) EJA teachers who teach at EMEIEF QuilombolaProfª School. Antonia do Socorro Machado, located in the neighborhood of Paratibe, in João Pessoa-PB. The work is bibliographic and qualitative research. For this purpose, we will take the following authors as a presupposition for reading and analyzing the research (FREIRE, 1980), (NOGUEIRA, 2001), (SCHWARTZ, 2010), (HACK, 2011), (NETO, 1991), (ROSA, 2020) ,(GIL, 2002),(FELIZOLA, 2011),(CORDEIRO, 2020), (GONÇALVES, 2001). The work also aims to provide data collected in the questionnaires applied with the four EJA teachers who participated in the research and the analysis about how education is facing this pandemic scenario, as well as discussing and approaching some concepts of theorists who studied the subject. The research showed us that there were many difficulties encountered by teachers, who have as an example the lack of continuing education, lack of technological resources, routine changes and challenges in seeking a dynamic educational content that is innovative. In this pandemic scenario, but despite all the difficulties, it was possible to reinvent itself and propose different methodologies such as bringing examples of the student's daily life and the reality in which they are living, seeking to involve the student in the pedagogical process so that he can participate more and have more interaction with the class. So that the teaching-learning process is carried out in the EJA tums.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Pandemia - Covid-19
Ensino remoto
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20591
Data do documento: 14-Jul-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASS26072021.pdf571,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons