Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20598
Tipo: | TCC |
Título: | Robótica educacional e o desenvolvimento do pensamento computacional na educação básica: mapeamento sistemático da literatura |
Autor(es): | Braz, Raíza de Souza |
Primeiro Orientador: | Silva, Lebiam Tamar Gomes |
Resumo: | A presente pesquisa trata do estudo sobre o desenvolvimento do pensamento computacional por meio da robótica educacional na educação básica. O conceito de pensamento computacional é considerado importante em documentos voltados para a educação básica como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo de Tecnologia e Computação do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral identificar o estado da arte sobre o desenvolvimento do Pensamento Computacional por meio da Robótica Educacional para entender como as aulas de robótica educacional contribuem para o desenvolvimento dos quatro pilares do pensamento computacional na educação básica. Para esse fim, foi realizado um mapeamento sistemático da literatura, seguindo o protocolo de pesquisa proposto por Petersen et. al. (2008). A busca por artigos foi feita nas bases de dados das revistas Educação, Formação & Tecnologias (EFT), Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), Revista Latinoamericana de Tecnologia Educativa (RELATEC) e Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE). E também nos anais dos eventos científicos Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Workshop de Informática na Escola (WIE). Para a busca das fontes foram utilizados os termos "pensamento computacional" e "robótica educacional". Para melhor organização dos artigos foi empregado o software Mendeley, um gerenciador de referências. Os resultados das buscas localizaram 35 artigos e após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 4 artigos para análise e discussão dos dados, respondendo à questão desta pesquisa. |
Abstract: | The present research deals with the study of the development of computational thinking through educational robotics in basic education. The concept of computational thinking is considered important in documents related to basic education, such as the Common National Curricular Base (BNCC) and the Technology and Computing Curriculum of the Innovation Center for Brazilian Education (CIEB). This course completion work has the general objective of identifying the state of the art on the development of Computational Thinking through Educational Robotics. To understand how educational robotics classes contribute to the development of the four pillars of computational thinking in basic education. To this end, a systematic mapping of the literature was conducted, following the research protocol proposed by Petersen et. al. (2008). The search for articles was made in the journals Educação, Formação & Tecnologias (EFT), Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), Revista Latinoamericana de Tecnologia Educativa (RELATEC) and Revista Novas Tecnologias na Educação(RENOTE). And also in the annals of the scientific events Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Workshop de Informática na Escola (WIE). To search the sources the terms "pensamento computacional" (computational thinking) and "robótica educacional" (educational robotics) were used. The software Mendeley, a reference manager, was used to better organize the articles. The results of the search found 35 articles, and after applying the inclusion and exclusion criteria, 4 articles were selected for data analysis and discussion, answering the question of this research. |
Palavras-chave: | Educação básica Ensino - computação Metodologias de ensino Pensamento computacional Tecnologias educacionais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20598 |
Data do documento: | 13-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RSB27072021.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons