Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20618
Tipo: | TCC |
Título: | Gestão escolar e instrumentos de tecnologia de gestão educacional: um estudo de caso em uma escola cidadã integral no município de Picuí-PB |
Autor(es): | Araújo, Adaiano Farias |
Primeiro Orientador: | Rocha, Elaine de Lima |
Resumo: | A escolha da temática dessa pesquisa através da Gestão Escolar e da Tecnologia de Gestão Educacional se deu pelo pressuposto de que são temas importantes para o estudo da Gestão Pública, em um cenário que a cada dia necessita de melhorias e possibilidades de implantação de técnicas e estudos para auxiliar no aprimoramento de modelos de gestão que atenda as novas demandas com ações exitosas que possam ser implantadas e vivenciadas no ambiente escolar. O presente artigo buscou descrever o modelo de gestão e o uso das tecnologias de gestão educacional em uma escola estadual em Picuí-PB que faz parte do modelo de Escola Cidadã Integral no Estado da Paraíba, sendo portando realizado uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, analisando e descrevendo através da observação participante, entrevistas e análise documental o tema Gestão Escolar e Tecnologia de Gestão Educacional através de um estudo de caso em uma Escola Cidadã Integral na cidade de Picuí. Os resultados alcançados descrevem o modelo de gestão escolar do modelo da escola do estudo de caso e também a importância, o uso e os instrumentos de gestão educacional, que são versátil e eficazes, colaborando assim com expansão da discursão do tema e também contribuindo com base para próximos estudos. |
Abstract: | The choice of the theme of this research through School Management and Educational Management Technology was based on the assumption that they are important themes for the study of Public Management, in a scenario that every day needs improvements and possibilities for implementing techniques and studies to help improve management models that meet new demands with successful actions that can be implemented and experienced in the school environment. This article aims to describe the management model and the use of Educational Management Technologies in a state school in Picuí- PB which is part of the Integral Citizen School model in the state of Paraíba, therefore conducted a qualitative study of descriptive, analyzing and describing through participant observation, interviews and document analysis the theme School Management and Educational Management Technology through a case study in an Integral Citizen School in the city of Picuí. The results achieved describe the school management model of the case study school model and also the importance, use and educational management instruments, which are versatile and effective, thus collaborating with the expansion of the theme's discourse and also contributing with base for further studies. |
Palavras-chave: | Gestão escolar Tecnologia de gestão educacional Instrumentos de gestão |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Gestão Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20618 |
Data do documento: | 18-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Administração Pública |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AFA06082021.pdf | 412,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.