Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20626
Tipo: | TCC |
Título: | Avaliação em tempo de pandemia: algumas perspectivas |
Autor(es): | Linhares, Jacielly Delmiro |
Primeiro Orientador: | Amorim, Ana Luisa Nogueira de |
Resumo: | Esta pesquisa tratou de uma reflexão acerca da avaliação e os desafios enfrentados no processo avaliativo durante a pandemia da COVID-19. São apresentadas discussões referentes à avaliação e à sua importância no processo de desenvolvimento de conhecimentos. O embasamento teórico foi feito por meio de autores como Hoffmann (2006), Piletti (2010), Cordeiro (2010), dentre outros. A escolha do tema surgiu a partir de inquietações causadas por ser a avaliação compreendida de maneira pouco construtiva e até equivocada por alguns professores, se compararmos ao que é defendido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996). Tratou-se de uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa, por meio de leituras e análises reflexivas de cada informação obtida por meio dos questionários entregues às professoras colaboradoras. Objetivou-se analisar como se dá o processo avaliativo em algumas turmas do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Aguinaldo de Oliveira Pontes, do município de Mari-PB. E como objetivos específicos: refletir acerca da avaliação e de sua importância para o desenvolvimento dos estudantes; identificar a concepção em relação à prática avaliativa das professoras participantes; conhecer as principais dificuldades enfrentadas por essas professoras e pelos educandos tocante à avaliação durante a pandemia da COVID-19; e refletir acerca de propostas avaliativas que podem auxiliar no desenvolvimento educacional dos estudantes. Mediante o estudo desenvolvido, constatou-se que é preciso que a avaliação seja tratada como algo essencial para a prática docente e desenvolvida como exercício avaliativo contínuo, contextualizado e formativo. E que, apesar de as dificuldades trazidas pela pandemia da COVID-19 serem notáveis, é preciso que se tracem mecanismos capazes de considerar todos os elementos que circundam a construção de habilidades e competências diversas pelos estudantes. |
Abstract: | Esta pesquisa tratou de uma reflexão acerca da avaliação e os desafios enfrentados no processo avaliativo durante a pandemia da COVID-19. São apresentadas discussões referentes à avaliação e à sua importância no processo de desenvolvimento de conhecimentos. O embasamento teórico foi feito por meio de autores como Hoffmann (2006), Piletti (2010), Cordeiro (2010), dentre outros. A escolha do tema surgiu a partir de inquietações causadas por ser a avaliação compreendida de maneira pouco construtiva e até equivocada por alguns professores, se compararmos ao que é defendido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996). Tratou-se de uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa, por meio de leituras e análises reflexivas de cada informação obtida por meio dos questionários entregues às professoras colaboradoras. Objetivou-se analisar como se dá o processo avaliativo em algumas turmas do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Aguinaldo de Oliveira Pontes, do município de Mari-PB. E como objetivos específicos: refletir acerca da avaliação e de sua importância para o desenvolvimento dos estudantes; identificar a concepção em relação à prática avaliativa das professoras participantes; conhecer as principais dificuldades enfrentadas por essas professoras e pelos educandos tocante à avaliação durante a pandemia da COVID-19; e refletir acerca de propostas avaliativas que podem auxiliar no desenvolvimento educacional dos estudantes. Mediante o estudo desenvolvido, constatou-se que é preciso que a avaliação seja tratada como algo essencial para a prática docente e desenvolvida como exercício avaliativo contínuo, contextualizado e formativo. E que, apesar de as dificuldades trazidas pela pandemia da COVID-19 serem notáveis, é preciso que se tracem mecanismos capazes de considerar todos os elementos que circundam a construção de habilidades e competências diversas pelos estudantes. |
Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem Prática docente Pandemia - Covid-19 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20626 |
Data do documento: | 21-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JDL3082021.pdf | 427,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons