Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20626
Tipo: TCC
Título: Avaliação em tempo de pandemia: algumas perspectivas
Autor(es): Linhares, Jacielly Delmiro
Primeiro Orientador: Amorim, Ana Luisa Nogueira de
Resumo: Esta pesquisa tratou de uma reflexão acerca da avaliação e os desafios enfrentados no processo avaliativo durante a pandemia da COVID-19. São apresentadas discussões referentes à avaliação e à sua importância no processo de desenvolvimento de conhecimentos. O embasamento teórico foi feito por meio de autores como Hoffmann (2006), Piletti (2010), Cordeiro (2010), dentre outros. A escolha do tema surgiu a partir de inquietações causadas por ser a avaliação compreendida de maneira pouco construtiva e até equivocada por alguns professores, se compararmos ao que é defendido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996). Tratou-se de uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa, por meio de leituras e análises reflexivas de cada informação obtida por meio dos questionários entregues às professoras colaboradoras. Objetivou-se analisar como se dá o processo avaliativo em algumas turmas do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Aguinaldo de Oliveira Pontes, do município de Mari-PB. E como objetivos específicos: refletir acerca da avaliação e de sua importância para o desenvolvimento dos estudantes; identificar a concepção em relação à prática avaliativa das professoras participantes; conhecer as principais dificuldades enfrentadas por essas professoras e pelos educandos tocante à avaliação durante a pandemia da COVID-19; e refletir acerca de propostas avaliativas que podem auxiliar no desenvolvimento educacional dos estudantes. Mediante o estudo desenvolvido, constatou-se que é preciso que a avaliação seja tratada como algo essencial para a prática docente e desenvolvida como exercício avaliativo contínuo, contextualizado e formativo. E que, apesar de as dificuldades trazidas pela pandemia da COVID-19 serem notáveis, é preciso que se tracem mecanismos capazes de considerar todos os elementos que circundam a construção de habilidades e competências diversas pelos estudantes.
Abstract: Esta pesquisa tratou de uma reflexão acerca da avaliação e os desafios enfrentados no processo avaliativo durante a pandemia da COVID-19. São apresentadas discussões referentes à avaliação e à sua importância no processo de desenvolvimento de conhecimentos. O embasamento teórico foi feito por meio de autores como Hoffmann (2006), Piletti (2010), Cordeiro (2010), dentre outros. A escolha do tema surgiu a partir de inquietações causadas por ser a avaliação compreendida de maneira pouco construtiva e até equivocada por alguns professores, se compararmos ao que é defendido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996). Tratou-se de uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa, por meio de leituras e análises reflexivas de cada informação obtida por meio dos questionários entregues às professoras colaboradoras. Objetivou-se analisar como se dá o processo avaliativo em algumas turmas do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Aguinaldo de Oliveira Pontes, do município de Mari-PB. E como objetivos específicos: refletir acerca da avaliação e de sua importância para o desenvolvimento dos estudantes; identificar a concepção em relação à prática avaliativa das professoras participantes; conhecer as principais dificuldades enfrentadas por essas professoras e pelos educandos tocante à avaliação durante a pandemia da COVID-19; e refletir acerca de propostas avaliativas que podem auxiliar no desenvolvimento educacional dos estudantes. Mediante o estudo desenvolvido, constatou-se que é preciso que a avaliação seja tratada como algo essencial para a prática docente e desenvolvida como exercício avaliativo contínuo, contextualizado e formativo. E que, apesar de as dificuldades trazidas pela pandemia da COVID-19 serem notáveis, é preciso que se tracem mecanismos capazes de considerar todos os elementos que circundam a construção de habilidades e competências diversas pelos estudantes.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Prática docente
Pandemia - Covid-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20626
Data do documento: 21-Jun-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JDL3082021.pdf427,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons