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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20627
Tipo: | TCC |
Título: | A presença da psicomotricidade no currículo da educação infantil |
Autor(es): | Farias, Maria Rosângela Marques de |
Primeiro Orientador: | Barros, Emília Cristina Ferreira de |
Resumo: | O trabalho traz inicialmente o conceito de psicomotricidade, suas aplicações e seus campos de vivência. Como objetivo principal identificar a presença da psicomotricidade no currículo da Educação infantil por meio de uma pesquisa documental. Assim, foi realizado um estudo em torno dos documentos oficiais (Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil/RCNEI, 1998; Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil/DCNEI, 2009; Base Nacional Comum curricular/BNCC, 2017). O movimento que por muito tempo foi algo banido das salas de aula, até tido como desordem e ação intolerável, encontra finalmente o seu lugar e sua parcela de contribuição no desenvolvimento infantil. O movimento dentro da educação infantil possui um imenso norte, uma vez que a partir dele, é possível realizar um trabalho voltado para práticas motoras que auxiliarão o amadurecimento das funções mais complexas que serão utilizadas no futuro. Cada documento foi analisado tendo como objeto de estudo a presença da psicomotricidade. Foi possível observar que apesar dos documentos não trazerem o termo “psicomotricidade” de forma explícita, ela estava presente no discurso ao se tratar da temática: movimento. |
Abstract: | The work initially brings the concept of psychomotricity, its applications and fields of experience. The main objective is to identify the presence of psychomotricity in the Early Childhood Education curriculum through a documentary research. Thus, a study was carried out around the official documents (National Curriculum Reference for Early Childhood Education/RCNEI, 1998; National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education/DCNEI, 2009; Common National Curriculum Base/BNCC, 2017). The movement that for a long time was something banned from the classroom, even seen as disorder and intolerable action, finally finds its place and its share of contribution in child development. The movement within early childhood education has an immense north, since from it, it is possible to carry out work aimed at motor practices that will help the more complex functions that will be used in the future to mature. Each document was analyzed having as object of study the presence of psychomotricity. It was possible to observe that although the documents do not explicitly mention the term “psychomotricity”, it was present in the discourse when dealing with the theme: movement. |
Palavras-chave: | Psicomotricidade Currículo - educação infantil Desenvolvimento infantil Sala de aula - movimento |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20627 |
Data do documento: | 16-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
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