Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20643
Tipo: TCC
Título: Ferramentas de mediação e interação pedagógica no AVA Moodle do Curso de Pedagogia EAD da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Autor(es): Mendes, Iasmin Araújo Bandeira
Primeiro Orientador: Guedes, Edson Carvalho
Resumo: Este TCC trata da análise das ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle utilizado pela Universidade Federal da Paraíba para cursos à Distância, no que diz respeito à Mediação e à Interação Pedagógica. Para nos aprofundarmos no conceito de Interação Pedagógica, nos debruçamos sobre os estudos de Matui (1995), Vygotsky (1994), chegando às categorias de Interação Mútua e Interação Reativa de Primo (1998). Em relação a ideia de Mediação Pedagógica, nos baseamos em Signates (1998), Martín-Barbero (2003), Freire (1987), Almeida (2015) e Vygotsky (1998), percebendo uma forte relação entre o campo da educação e da comunicação, ao que conhecemos por Educomunicação. Ainda no referencial teórico, trazemos o conceito de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Metodologicamente, se trata de uma pesquisa exploratória, de natureza básica e abordagem qualitativa, que teve como instrumento a análise documental. Foram estudadas quatro disciplinas do semestre 2020.2 no Moodle UFPB, para compreender como o/a professor/a pode utilizar as ferramentas disponíveis para mediar suas aulas e interagir com seus alunos através do AVA. Concluímos que as ferramentas do AVA Moodle dispõem de potencialidades para a mediação e interação entre professores e educandos, porém, estas não são atingidas em sua totalidade devido ao uso ainda tímido dos recursos nas disciplinas EaD e à tradição da educação brasileira que ainda se pauta fortemente na transmissão de conteúdo. Defendemos a formação de professores e dos próprios educandos para que haja uma utilização mais ampla das possibilidades oferecidas pela plataforma. Acreditamos que à medida que avançamos nas discussões sobre mediação e interação pedagógica, teremos, no presencial e no virtual, educandos cada vez mais sujeitos de sua aprendizagem.
Abstract: This study deals with the analysis of the tools of the Moodle Virtual Learning Environment used by the Federal University of Paraíba for distance courses, with regard to Mediation and Pedagogical Interaction. To delve deeper into the concept of Pedagogical Interaction, we look at the studies of Matui (1995), Vygotsky (1994), reaching the Primo's (1998) categories of Mutual Interaction and Reactive Interaction. Regarding the idea of Pedagogical Mediation, we are based on Signates (1998), Martín-Barbero (2003), Freire (1987), Almeida (2015) and Vygotsky (1998), pointing out a strong relationship between the field of education and communication , to what we know as Educommunication. Still in the theoretical framework, we bring the concept of Virtual Learning Environment (VLE). Methodologically, it is an exploratory research, of basic nature and qualitative approach, which had documentary analysis as an instrument. Four subjects of the 2020.2 semester were studied on Moodle UFPB, to understand how the teacher can use the tools available to mediate their classes and interact with their students through VLE. We conclude that the VLE Moodle tools have potential for pedagogical mediation and interaction between teachers and students, however, these are not fully achieved due to the timid use of resources in EaD disciplines and the tradition of Brazilian education that is still strongly guided in delivering content. We stand for training of teachers and students so that there is a wider use of the possibilities offered by the platform. We believe that as we move forward in discussions about mediation and pedagogical interaction, we will have, both in person and in the virtual world, students who are increasingly subject to their own learning.
Palavras-chave: Ensino à distância
Mediação pedagógica
Interação pedagógica
Educomunicação
AVA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20643
Data do documento: 11-Jun-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IABM9082021.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons