Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20762
Tipo: TCC
Título: Análise das variações no preço da cesta básica e a percepção do consumidor
Autor(es): Dantas, Andressa da Silva
Primeiro Orientador: Lucena, Wenner Glaucio Lopes
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo identificar a relevância das variações dos preços da cesta básica na visão dos consumidores da cidade de João Pessoa. Para isso, foram analisados apenas os produtos listados na cesta básica do DIEESE. Foi realizada uma coleta de preços dos produtos da cesta básica nos meses de setembro e outubro de 2020 três vezes durante o mês, que foram o início, o meio e o final do mês em quatro supermercados da capital. Essa pesquisa tem uma abordagem quantitativa, dado que visa validar hipóteses por meio da coleta de dados. Quanto aos objetivos, a pesquisa classifica-se como descritiva, visto que descreve o perfil do consumidor, além de apresentar as características da população investigada. Após a coleta de preços nos supermercados, foi realizado um questionário de 14 questões com 101 (cento e um) consumidores acerca de questões relacionadas a cesta básica e finanças. A partir dos resultados, pode-se concluir a existência de variações de preços de um mesmo produto durante o mês, entretanto, não foi possível identificar a correlação existente entre os supermercados, visto que as variações de preços não possuem um padrão que possam se relacionar entre si. Também foi possível avaliar que mesmo existindo uma lista de itens considerados oficias que compõem a cesta básica, de acordo com os consumidores não é necessário comprar todos eles, em um nível de itens mais importantes.
Abstract: The present work had as objective to identify the relevance of the variations in the prices of the basic basket in the vision of the consumers of the city of João Pessoa. For this purpose, only the products listed in the DIEESE food basket were analyzed. A price collection of basic food basket products was carried out in September and October 2020 three times during the month, which were the beginning, middle and end of the month in four supermarkets in the capital. This research has a quantitative approach, as it aims to validate hypotheses through data collection. As for the objectives, the research is classified as descriptive, as it describes the profile of the consumer, in addition to presenting the characteristics of the investigated population. After collecting prices in supermarkets, a questionnaire of 14 questions was carried out with 101 (one hundred and one) consumers about issues related to basic food basket and finance. From the results, it can be concluded that there are price variations for the same product during the month, however, it was not possible to identify the correlation between supermarkets, since price variations do not have a pattern that can be related each other. It was also possible to assess that even with a list of items considered official that make up the basic basket, according to consumers, it is not necessary to buy all of them, at a level of more important items.
Palavras-chave: Cesta básica
Preço
Variações
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Departamento de Finanças e Contabilidade
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20762
Data do documento: 12-Jul-2021
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASD16082021.pdf973,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.