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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20790
Tipo: Dissertação
Título: A educação para a sustentabilidade e os vínculos na formação de estudantes do ensino superior
Autor(es): Silva Junior, Gilberto Cristiano da
Primeiro Orientador: Coelho, Ana Lúcia de Araújo Lima
Resumo: O debate a respeito da sustentabilidade vem crescendo devido ao aumento dos problemas ambientais e sociais nos últimos tempos. A educação é considerada uma ferramenta essencial para transformação dessa realidade por meio da disseminação dos princípios sustentáveis. E a inserção das temáticas associadas à sustentabilidade no contexto do ensino superior mostram-se presentes em diversas áreas e se vinculam a educação como aliada na conscientização e construção de indivíduos que transportarão esses ensinamentos para vida pessoal e profissional. Neste sentido, as Instituições de Ensino Superior apresentam um papel significativo em educar para a sustentabilidade. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo compreender os vínculos da Educação para a Sustentabilidade (EpS) na formação de estudantes em uma instituição de ensino superior. Para alcançar o objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevista fotográfica com 28 estudantes de diversos cursos vinculados ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal da Paraíba, bem como levantamento documental. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo segundo Bardin (2006). Os resultados obtidos indicam que todos os cursos do CCSA possuem ao menos uma disciplina que trate de assunto relacionado à sustentabilidade, além de considerar aspectos da sustentabilidade em seus PPC’s no objetivo, nas competências e habilidades, no perfil do egresso e no campo de atuação profissional. Em relação à percepção dos discentes do CCSA sobre a sustentabilidade em seu contexto de formação, foram identificadas sete categorias, a saber: (a) Impacto na Sociedade; (b) Vida Saudável no Campus; (c) Inclusão e Acessibilidade; (d) Comunicação no Campus; (e) Administração de Resíduos e Reciclagem; (f) Gestão Administrativa; e (g) Infraestrutura. Os resultados apontam ainda que existem quatro vínculos da EpS na formação dos estudantes do CCSA da UFPB, que são: (i) Institucional, (ii) Curricular, (iii) Rotina no Campus e (iv) Áreas Verdes. Desse modo, apesar de ainda existir um longo percurso em direção à sustentabilidade, a UFPB demonstra por meio dos desafios já superados e dos vínculos encontrados que ela caminha nessa direção.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Educação para a sustentabilidade
Ensino superior
Entrevista fotográfica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20790
Data do documento: 25-Fev-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

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