Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2085Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Araújo, Katheriny Ariane das Neves Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2017-09-13T14:27:45Z | - |
| dc.date.available | 2016-07-12 | - |
| dc.date.available | 2017-09-13T14:27:45Z | - |
| dc.date.issued | 2016-06-10 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2085 | - |
| dc.description.abstract | Discuss the training of teachers and their articulation with basic education has been set as a key to improve the Brazilian educational system. Thus, the present study completion course aimed to analyze the initial training degree course teachers Education Center Education offered by UFPB (campus I), from the contributions of students who are in formation and literature which confirms the analysis of the object of study. In support of this research were used theoretical contributions of researchers who discuss this topic in Brazil and the world, such as Paulo Freire, Demerval Saviani, Acacia Kuenzer, Libâneo, among others. This research was accomplished with data collected through questionnaires answered by graduate students and graduates entering the period of the night of the Pedagogy course of UFPB. The results of this study indicated that the professionals being trained to work in primary education, they enter the gym with many expectations for their education, but some end up being frustrated for various reasons, ranging from professional devaluation issues, to the difficulty of performance in the Brazilian context. Despite the evident barriers, some students are in Pedagogy the possibility of reaching new directions for education until then discredited by many. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-13T14:27:45Z No. of bitstreams: 1 KANSA12072016: 943552 bytes, checksum: 2b3cbad4cc046b08bd3e8070bbdda4bf (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-09-13T14:27:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KANSA12072016: 943552 bytes, checksum: 2b3cbad4cc046b08bd3e8070bbdda4bf (MD5) Previous issue date: 2016-06-10 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
| dc.subject | Curso de pedagogia | pt_BR |
| dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
| dc.title | Formação de professores no curso de Pedagogia da UFPB sob a ótica dos graduandos | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Santos, Edilene Silva | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5097140572570097 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Discutir a formação de professores e sua articulação com a educação básica tem se configurado como primordial para a melhoria do sistema educacional brasileiro. Diante disso, o presente trabalho de conclusão de curso objetivou analisar a formação inicial de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação ofertado pela UFPB (campus I), a partir das contribuições dos alunos que estão em processo de formação e da literatura que corrobora para a análise do objeto de estudo em questão. Para fundamentar esta pesquisa foram utilizadas as contribuições teóricas de pesquisadores que discutem essa temática no Brasil e no mundo, tais como: Paulo Freire, Demerval Saviani, Acácia Kuenzer, Libâneo, entre outros . Essa pesquisa se efetivou com dados coletados mediante a aplicação de questionários respondidos por graduandos ingressantes e egressos do período da noite do curso de Pedagogia da UFPB. Os resultados desse estudo indicaram que os profissionais que estão sendo formados para atuar na educação básica, adentram a academia com inúmeras expectativas para sua formação, mas algumas acabam sendo frustradas, por diversas razões, que vão desde questões de desvalorização profissional, até a dificuldade de atuação no contexto brasileiro. Apesar das barreiras evidenciadas, alguns alunos encontram na Pedagogia a possibilidade de alcançar novos rumos para uma educação, até então, desacreditada por muitos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KANSA12072016 | 921,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
