Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2085
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Katheriny Ariane das Neves Silva-
dc.date.accessioned2017-09-13T14:27:45Z-
dc.date.available2016-07-12-
dc.date.available2017-09-13T14:27:45Z-
dc.date.issued2016-06-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2085-
dc.description.abstractDiscuss the training of teachers and their articulation with basic education has been set as a key to improve the Brazilian educational system. Thus, the present study completion course aimed to analyze the initial training degree course teachers Education Center Education offered by UFPB (campus I), from the contributions of students who are in formation and literature which confirms the analysis of the object of study. In support of this research were used theoretical contributions of researchers who discuss this topic in Brazil and the world, such as Paulo Freire, Demerval Saviani, Acacia Kuenzer, Libâneo, among others. This research was accomplished with data collected through questionnaires answered by graduate students and graduates entering the period of the night of the Pedagogy course of UFPB. The results of this study indicated that the professionals being trained to work in primary education, they enter the gym with many expectations for their education, but some end up being frustrated for various reasons, ranging from professional devaluation issues, to the difficulty of performance in the Brazilian context. Despite the evident barriers, some students are in Pedagogy the possibility of reaching new directions for education until then discredited by many.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-13T14:27:45Z No. of bitstreams: 1 KANSA12072016: 943552 bytes, checksum: 2b3cbad4cc046b08bd3e8070bbdda4bf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-13T14:27:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KANSA12072016: 943552 bytes, checksum: 2b3cbad4cc046b08bd3e8070bbdda4bf (MD5) Previous issue date: 2016-06-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCurso de pedagogiapt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.titleFormação de professores no curso de Pedagogia da UFPB sob a ótica dos graduandospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Edilene Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5097140572570097pt_BR
dc.description.resumoDiscutir a formação de professores e sua articulação com a educação básica tem se configurado como primordial para a melhoria do sistema educacional brasileiro. Diante disso, o presente trabalho de conclusão de curso objetivou analisar a formação inicial de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação ofertado pela UFPB (campus I), a partir das contribuições dos alunos que estão em processo de formação e da literatura que corrobora para a análise do objeto de estudo em questão. Para fundamentar esta pesquisa foram utilizadas as contribuições teóricas de pesquisadores que discutem essa temática no Brasil e no mundo, tais como: Paulo Freire, Demerval Saviani, Acácia Kuenzer, Libâneo, entre outros . Essa pesquisa se efetivou com dados coletados mediante a aplicação de questionários respondidos por graduandos ingressantes e egressos do período da noite do curso de Pedagogia da UFPB. Os resultados desse estudo indicaram que os profissionais que estão sendo formados para atuar na educação básica, adentram a academia com inúmeras expectativas para sua formação, mas algumas acabam sendo frustradas, por diversas razões, que vão desde questões de desvalorização profissional, até a dificuldade de atuação no contexto brasileiro. Apesar das barreiras evidenciadas, alguns alunos encontram na Pedagogia a possibilidade de alcançar novos rumos para uma educação, até então, desacreditada por muitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KANSA12072016921,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.