Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2085
Tipo: TCC
Título: Formação de professores no curso de Pedagogia da UFPB sob a ótica dos graduandos
Autor(es): Araújo, Katheriny Ariane das Neves Silva
Primeiro Orientador: Santos, Edilene Silva
Resumo: Discutir a formação de professores e sua articulação com a educação básica tem se configurado como primordial para a melhoria do sistema educacional brasileiro. Diante disso, o presente trabalho de conclusão de curso objetivou analisar a formação inicial de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação ofertado pela UFPB (campus I), a partir das contribuições dos alunos que estão em processo de formação e da literatura que corrobora para a análise do objeto de estudo em questão. Para fundamentar esta pesquisa foram utilizadas as contribuições teóricas de pesquisadores que discutem essa temática no Brasil e no mundo, tais como: Paulo Freire, Demerval Saviani, Acácia Kuenzer, Libâneo, entre outros . Essa pesquisa se efetivou com dados coletados mediante a aplicação de questionários respondidos por graduandos ingressantes e egressos do período da noite do curso de Pedagogia da UFPB. Os resultados desse estudo indicaram que os profissionais que estão sendo formados para atuar na educação básica, adentram a academia com inúmeras expectativas para sua formação, mas algumas acabam sendo frustradas, por diversas razões, que vão desde questões de desvalorização profissional, até a dificuldade de atuação no contexto brasileiro. Apesar das barreiras evidenciadas, alguns alunos encontram na Pedagogia a possibilidade de alcançar novos rumos para uma educação, até então, desacreditada por muitos.
Abstract: Discuss the training of teachers and their articulation with basic education has been set as a key to improve the Brazilian educational system. Thus, the present study completion course aimed to analyze the initial training degree course teachers Education Center Education offered by UFPB (campus I), from the contributions of students who are in formation and literature which confirms the analysis of the object of study. In support of this research were used theoretical contributions of researchers who discuss this topic in Brazil and the world, such as Paulo Freire, Demerval Saviani, Acacia Kuenzer, Libâneo, among others. This research was accomplished with data collected through questionnaires answered by graduate students and graduates entering the period of the night of the Pedagogy course of UFPB. The results of this study indicated that the professionals being trained to work in primary education, they enter the gym with many expectations for their education, but some end up being frustrated for various reasons, ranging from professional devaluation issues, to the difficulty of performance in the Brazilian context. Despite the evident barriers, some students are in Pedagogy the possibility of reaching new directions for education until then discredited by many.
Palavras-chave: Formação de professores
Curso de pedagogia
Trabalho docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2085
Data do documento: 10-Jun-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KANSA12072016921,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.