Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20898| Tipo: | TCC |
| Título: | Estudo do círculo através da construção de mandalas |
| Autor(es): | Lima, Maria Inajara dos Santos |
| Primeiro Orientador: | Moraes, Elisandra de Fátima Gloss de |
| Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta para estudar círculos, sua área e comprimento, através do desenho e construção de mandalas. Apresentamos uma fundamentação teórica sobre estes temas e posteriormente relatamos uma experiência didática com estudantes do sétimo ano do ensino fundamental II na disciplina de Matemática de uma escola pública, localizada na cidade de Bayeux - PB. Primeiramente foi aplicado um questionário com os estudantes para avaliar os prévios conhecimentos sobre: ponto, reta, plano, figuras planas, simetria além de outros conceitos relacionados. Posteriormente, após exposição do conteúdo necessário, focou-se então na exploração de estruturas geométricas inscritas na circunferência com a geração de modelos de mandala. Houve atividades individuais e em grupos, com o desenho de mandalas e construção das mesmas utilizando-se papel crepom na formação dos círculos. |
| Abstract: | This work presents a proposal to study circles, their area and length, through the design and construction of mandalas. We present a theoretical grounding on these themes and report a didactic experience with students of the 7th grade in the Mathematics discipline of an elementary school located in the city of Bayeux - PB. First, we applied a questionnaire with the students to evaluate their previous knowledge about: point, line, plane, flat figures, symmetry and other related concepts. Subsequently, after exposing the necessary content, we focused on the exploration of geometric structures inscribed on the circumference with the generation of mandala models. There were individual and group activities, with mandala design and construction using crepe paper. The results show that this approach enriches the learning of geometry because it makes clear its relationship with everyday objects. |
| Palavras-chave: | Geometria Círculos Mandalas - Ensino de matemática |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Matemática |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20898 |
| Data do documento: | 4-Out-2019 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MISL27082021.pdf | 3,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
