Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21153| Tipo: | TCC |
| Título: | O ensino remoto de História em tempos de pandemia da Covid-19: uma proposta para a Educação do Campo |
| Autor(es): | Cavalcanti, Dayanna Alves |
| Primeiro Orientador: | França, Marlene Helena de Oliveira |
| Resumo: | O ensino de história recorre como uma perspectiva da reconstrução de valores, ela é um mecanismo para tornar realidade os sonhos e as esperanças dos sujeitos do sujeitos. Na perspectiva da Educação do Campo, a história está associada a fatores culturais, políticos e sociais que influenciam a produção do conhecimento, resgatam a formação docente, e as diferentes etapas e processos históricos da atual reforma educacional, como possibilidade de expressão da democracia e gestão emancipatória. Diante do exposto, esta pesquisa tem por objetivo geral investigar como se dá o ensino remoto de história na pandemia, bem como descrever as estratégias utilizadas para a prática, relacionando a educação do campo. Entre os objetivos específicos, relacionamos: descrever o ensino remoto em tempos de pandemia e discutir como uma proposta para a Educação do Campo. A pesquisa pautou-se na revisão bibliográfica, uma vez que o cenário acarretado pela pandemia inviabilizou o contato direto com possíveis participantes da pesquisa ou outra forma de produção e coleta de dados. O intuito desse trabalho é demonstrar que o ensino de História e a luta por uma educação do campo passam pelo enfrentamento dos empecilhos colocado pela escola tradicional, com projetos distantes da realidade do campo. Essas dificuldades, quando derrubadas, simbolizam respeito, organização e valorização dos movimentos sociais. Na pandemia o uso de celulares e computadores foi intensificado com o intuito de conseguir atender a demanda da educação a distancia, não deixando o fogo o ensino apagar. Conclui-se que ensino de história tem a possibilidade de transformar a realidade dos sujeitos e relacionam-se com os princípios educativos defendidos pelos movimentos sociais articulados na luta por uma educação do campo. Com isso, o ensino remoto utiliza a tecnologia para derrubar os empecilhos e fazer acontecer o ensino mesmo em tempos de pandemia. |
| Abstract: | The teaching of history recurs as a perspective of the reconstruction of values, it is a mechanism to make the dreams and hopes of the subjects' subjects come true. From the perspective of Rural Education, history is associated with cultural, political, and social factors that influence the production of knowledge, rescue teacher training, and the different stages and historical processes of the current educational reform, as a possibility to express democracy and emancipatory management. In view of the above, the general objective of this research is to investigate how the remote teaching of history takes place in the pandemic, as well as to describe the strategies used for the practice, relating the field education. Among the specific objectives, we can list: describe the remote teaching in times of pandemic and discuss it as a proposal for rural education. The research was based on bibliographic review, since the scenario caused by the pandemic made direct contact with possible research participants or any other form of data production and collection unfeasible. The purpose of this work is to demonstrate that the teaching of history and the fight for a rural education go through the confrontation of the obstacles posed by the traditional school, with projects that are far from the reality of the countryside. These difficulties, when overcome, symbolize respect, organization, and valorization of social movements. In the pandemic, the use of cell phones and computers was intensified in order to meet the demand for distance education, not letting the fire of teaching die out. We conclude that history teaching has the possibility of transforming the reality of the subjects and relates to the educational principles defended by the social movements articulated in the struggle for a rural education. Thus, remote teaching uses technology to break down the barriers and make teaching happen even in times of pandemic. |
| Palavras-chave: | Educação do campo Ensino de história Ensino remoto |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21153 |
| Data do documento: | 23-Jul-2021 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DAC16092021.pdf | 646,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
