Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21156
Tipo: Dissertação
Título: O abismo como espelho: formas e efeitos da metaficção em O assassino cego (2000), de Margaret Atwood
Autor(es): Quintiere, Isabor Meneses
Primeiro Orientador: Azerêdo, Genilda Alves de
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o romance O assassino cego (2000), de Margaret Atwood, focalizando os aspectos metaficcionais da obra e observando a articulação entre metaficção e subjetividade dos personagens em seus múltiplos níveis diegéticos. Para tanto, temos um capítulo inicial dedicado aos conceitos de metaficção e mise en abyme, com base teórica de Gass (1980), Dällenbach (1980), Ron (1987), Waugh (2001), Bernardo (2010) e Hutcheon (2013); e de subjetividade na ficção, partindo de escritos de Lodge (1992), Culler (1999), Candido (2009), Wood (2012) e Todorov (2013), além de nos voltarmos para Genette (2010) e Rajewsky (2012) para tratarmos da intermidialidade observada no corpus. No segundo capítulo, é analisada a metaficção enquanto alicerce do romance de Atwood, considerando quatro pontos principais da narrativa e separando-os em níveis. Os resultados obtidos através dessa análise mostram como os recursos metaficcionais são utilizados para compor a fragmentação na caracterização das personagens de O assassino cego, apresentando a metaficção de uma perspectiva não apenas formalista como também dotada de subjetividade e crítica sociopolítica. Este trabalho acrescenta também à teoria já existente acerca deste corpus, considerando que outras pesquisas tendem a conferir menor importância à sua composição estético-formal e focalizar os aspectos de feminismo e gênero presentes na obra, enquanto neste é trabalhada especialmente a articulação entre experiência e forma.
Abstract: The objective of this work is to analyze the novel The blind assassin (2000), by Margaret Atwood, focusing on its metafictional aspects and observing the articulation between metafiction and character subjectivity in its multiple diegetic levels. In order to do so, there is a first chapter on the concepts of metafiction and mise en abyme, applying the theories of Gass (1980), Dällenbach (1980), Ron (1987), Waugh (2001), Bernardo (2010) and Hutcheon;and on subjectivity in fiction, through the theories of Lodge (1992), Culler (1999), Candido (2009), Wood (2012) and Todorov (2013). The writings of Genette (2010) and Rajewsky (2012) are also applied when discussing the intermediality present in the novel. The second chapter analyzes metafiction as the foundation of Atwood’s work, taking into consideration four main points of the narrative and separating them by levels. The results obtained through this analysis show that the metafictional devices are used to compose the characters’ fragmentation, presenting metafiction from a perspective that is not only formalist but also filled with subjectivity and sociopolitical criticism. This work also adds to the pre-existing theory on this corpus, considering that other works have given less importance to its aesthetic composition by focusing mainly on discussions of feminism and gender, while the present one focuses on the novel’s articulation between experience and form.
Palavras-chave: Metaficção
Mise en abyme
Atwood
Metafiction
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21156
Data do documento: 19-Mar-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IsaborMenesesQuintiere_Dissert.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons