Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21309
Tipo: Dissertação
Título: Uma análise sociointeracionista do gênero memorando: uso, função e regularidade
Autor(es): Barreto, Edivânia Luiz de Almeida
Primeiro Orientador: Pereira, Regina Celi Mendes
Resumo: Este trabalho está pautado nos estudos mais recentes sobre a linguagem, na perspectiva sociointeracionista de Bakhtin (1979) e Jean Paul Bronckart (1999). Para o segundo autor, a atividade e a ação de linguagem são fundamentais no quadro epistemológico do interacionismo sociodiscursivo (ISD). A fundamentação teórica do nosso estudo baseia-se na proposta do ISD, segundo a qual as atividades de linguagem têm caráter nas ações humanas. Assim, as atividades e as produções de linguagem que ocorrem em determinada construção social conduzem à conscientização, à aprendizagem e, portanto, ao desenvolvimento humano (MACHADO, 2000). Diante da realidade da escrita dos textos encontrados nos memorandos que circulam na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), propusemo-nos nessa pesquisa analisar esse gênero em circulação nos Departamentos, Centros e Reitoria UFPB. A nossa proposta foi de observar a presença da subjetividade nos textos buscando verificar, segundo a proposta do folhado textual de Bronckart (1999), focando nossa análise, principalmente, nos mecanismos enunciativos, os posicionamentos e vozes nos textos. A conclusão de nossa análise foi de que a presença de elementos linguísticos nesse gênero pertencente à correspondência oficial apresenta marcas significativas de subjetividade, ainda que se preze pela anulação desses indícios de subjetivação próprios da esfera discursiva onde circula o memorando.
Abstract: This piece of research is based on the most recent studies about language, following the social interactionist perspective of Bakhtin (1979) and Jean Paul Bronckart (1999). According to the second author, language activity and language action are fundamental to the epistemological frame of socio-discursive interactionism (SDI). The theoretical framework of our study is based on the SDI proposal according to which language activities play an essential role in human actions. Thus, the language activities and productions that occur in a particular social construction lead to awareness, learning, and therefore to human development (Machado, 2000). Considering the texts found in the memos that circulate within the Federal University of Paraíba (UFPB), in this documental and interpretative research, we have examined this textual genre, which circulate among the Departments, Centres and Main Administration Building of UFPB. Our aim was to observe the presence of subjectivity in the texts in order to understand, as proposed by Bronckart’s textual layering (Bronckart, 1999), positions and voices in the texts, focusing mainly on the enunciation mechanisms. The conclusion of our analysis was that the presence of linguistic elements in this official correspondence genre presents significant marks of subjectivity, even though the nullification of these subjectivity signs, which belong to the discursive sphere where the memorandum circulates, is appreciated.
Palavras-chave: ISD
Subjetividade
Mecanismos enunciativos
Memorando
SDI
Subjectivity
Enunciation mechanisms
Memorandum
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21309
Data do documento: 22-Mar-2011
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EdivâniaLuizDeAlmeidaBarreto_Dissert.pdf57,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons