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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21590
Tipo: TCC
Título: O uso dos materiais concretos como recurso metodológico para o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Freitas, Marcos Gomes de
Primeiro Orientador: Freitas, Keilla Rebeka Simões Oliveira
Resumo: O presente estudo investiga o uso dos materiais concretos como recurso metodológico para o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, através de uma pesquisa que tem uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Levando-se em consideração o objetivo em questão, buscou-se conhecer as concepções que professores das séries iniciais do ensino fundamental têm sobre o ensino da matemática, identificar se eles utilizam recursos metodológicos manipuláveis para esse ensino e quais são esses materiais e observar as contribuições que esses materiais exercem para a aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.Participaram do estudo cinco professoras do Ensino Fundamental Anos Iniciais, graduadas em pedagogia.Para a análise, os resultados foram agrupados em três categorias, de acordo com a frequência das respostas,que são: (1) Concepções do ensino da matemática; (2) Utilização dos materiais concretos; e, (3) Contribuições dos materiais concretos para a aprendizagem.Observando-se a frequência das respostas das professoras, o estudo apontou quequando os docentes apresentam objetos que podem ser manipulados pelos alunos,eles contribuem para a aprendizagem com mais significado, pois podem perceber um maior envolvimento das crianças. Por isso, ouso dos materiais concretos deve ser estimulado no ensino de Matemática, visto que as atividades realizadas através desses objetos promovem a participação das crianças e o desenvolvimento, tendo em vista que os alunos interagem, trocam experiências e ampliam os seus conhecimentos através destas trocas.
Abstract: This study investigates the use of concrete materials as a methodological resource for teaching mathematics in the early years of elementary school, through a research that has a qualitative, descriptive and exploratory approach. Taking into account the objective in question, we sought to know the conceptions that teachers in the early grades of elementary school have about the teaching of mathematics, to identify whether they use manipulable methodological resources for this teaching and what these materials are, and to observe the contributions that these materials exert for the learning of students in the early years of elementary school. Five elementary school teachers, graduated in pedagogy, participated in the study. For the analysis, the results were grouped into three categories, according to the frequency of responses, which are: (1) Concepts of teaching mathematics; (2) Use of concrete materials; and, (3) Contributions of concrete materials to learning. Observing the frequency of the teachers' responses, the study showed that when teachers present objects that can be manipulated by students, they contribute to learning with more meaning, as they can perceive a greater involvement of children. Therefore, the use of concrete materials should be encouraged in the teaching of Mathematics, as the activities carried out through these objects promote children's participation and development, considering that students interact, exchange experiences and expand their knowledge through these exchanges.
Palavras-chave: Materiais concretos
Ensino de matemática
Anos iniciais do ensino fundamental
Educação infantil - matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21590
Data do documento: 2-Dez-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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