Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21732
Tipo: TCC
Título: O lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental: como os educadores o utilizam durante a pandemia
Autor(es): Ramo, Josefa Maria dos Santos
Primeiro Orientador: Miranda, Itacyara Viana
Resumo: Este presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo entender como os educadores utilizam o lúdico nos anos iniciais da educação básica, mesmo diante dos desafios de um cenário de pandemia da covid-19, onde a solução encontrada foi o ensino não presencial e semi presencial em todo o país. Em termos metodológico,trabalhamos com pesquisa bibliográfica, cujo fim veio ser a revisão da literatura pertinente à temática do lúdico nos anos iniciais.Também recorremos aos decretos e leis que contemplam a educação (anos iniciais). Para além, trabalhamos ainda com questionário criado por meio de Google Forms, enviado para professores pelo aplicativo de WhatsApp, sendo essa uma pesquisa qualitativa e quantitativa de análise dos dados obtidos. Três escolas da rede pública do município de Guarabira do estado da Paraíba foram selecionadas para a efetivação dessa coleta. No que pese a parte teórica, autores como: Piaget (1976), Kishimoto (1996) e Mota (2009) servem como suporte do debate instaurado para os anos iniciais da educação básica e a utilização do lúdico. O trabalho segue como mais uma produção que tende a contribuir com a educação brasileira e seus vários espaços d edesenvolvimento.
Abstract: Thispresentcoursecompletionworkaimstounderstandhoweducatorsuseplayfulnessintheearlyyearsofbasiceducation,eveninthefaceofthechallengesof a covid-19 pandemic scenario, where the solution found was non-presential and blendedteachingacrossthecountry. Inmethodologicalterms,weworkwithbibliographical research, whose purpose was to review the literature relevant to thetheme of playfulness in the early years. We also use the decrees and laws that covereducation(earlyyears).Inaddition,wealsoworkwithaquestionnairecreatedthroughGoogleForms,senttoteachersthroughtheWhatsAppapplication,beingthis a qualitative and quantitative research of analysis of the obtained data. ThreepublicschoolsinthemunicipalityofGuarabiraofthestateofParaíbawereselectedto carry out this collection. Regarding the theoretical part, authors such as: Piaget(1976), Kishimoto (1996) and Mota (2009) they serve as support for the debateinitiated for the early years of basic education and the use of playfulness. The workcontinues as another production that tends to contribute to Brazilian education and itsvariousspacesofdevelopm.
Palavras-chave: Ensino lúdico
Pandemia - Covid 19
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21732
Data do documento: 2-Dez-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMSR27122021.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons