Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21766
Tipo: TCC
Título: A criança e as atividades lúdicas na educação infantil
Autor(es): Silva, Gislaine Ferreira da
Primeiro Orientador: Miranda, Itacyara Viana
Resumo: O lúdico na Educação Infantil é visto como instrumento de ensino-aprendizagem que propicia a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, cultural e social, sendo benéfico também à saúde mental da criança e facilitadora dos mais variados processos de expressão – socialização, comunicação e construção do conhecimento. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é apresentar o apreender e o brincar associado ao ato educativo, no que diz respeito à sua eficiência quando da assimilação de conteúdo, bem como ao entendimento dos usos e dos significados das mídias e dos jogos digitais como instrumento dinâmico das aprendizagens na infância e no momento da etapa de alfabetização. Quanto à metodologia aplicada, destaca se, neste estudo, a pesquisa bibliográfica qualitativa, tendo por base artigos científicos, livros e periódicos diversos. Esperamos, com este trabalho, contribuir com a discussão teórica da apropriação e da empregabilidade do lúdico na Educação Infantil.
Abstract: Play in Early Childhood Education is seen as a teaching-learning tool that promotes learning, personal, cultural, and social development, and is also beneficial to the child's mental health. In this sense, the goal of this paper is to understand the play associated with the education act, in terms of its efficiency when assimilating content, as well as to understand the uses and meanings of digital media and games as a dynamic learning tool in childhood and during the literacy stage. Regarding the methodology applied, we highlight the model of qualitative bibliographic research, based on scientific articles, books, and various periodicals. We hope that this work will contribute to the theoretical discussion of the appropriateness and employability of play in Early Childhood Education.
Palavras-chave: Educação infantil
Brincar
Escola - criança
Desenvolvimento infantil
Lúdico - ensino-aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21766
Data do documento: 2-Dez-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GFS29122021.pdf430,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.