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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21808| Tipo: | TCC |
| Título: | Processo de alfabetização de crianças com Síndrome de Down: o que dizem os estudos mais recentes |
| Autor(es): | Sulpino, Ana Paula Martins |
| Primeiro Orientador: | Silva, Izaura Maria Andrade da |
| Resumo: | O objetivo geral deste trabalho consiste em conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas para promoção da alfabetização de crianças com Síndrome de Down (SD), e objetivos específicos de refletir sobre a importância do processo de alfabetização para estas crianças e de verificar como ocorre a inclusão escolar das crianças com Síndrome de Down. É um estudo descritivo do tipo bibliográfico, a pesquisa foi realizada nas bases de dados: Portal Capes e Google Acadêmico a partir das seguintes palavras-chave: Síndrome de Down; alfabetização; ações pedagógicas. A amostra foi constituída de 11 artigos e 2 dissertações disseminados em 8 periódicos na base de dados Portal Capes e Google Acadêmico. A análise dessa revisão, verificou como estão sendo aplicadas as ações pedagógicas nas escolas para a aquisição da alfabetização e letramento dessas crianças. Os resultados apontam que, de modo geral, os professores não utilizam de algum método específico ou adaptação curricular para a prática pedagógica no processo de alfabetização deste público alvo, entretanto observou que crianças com SD que frequentam escola regular, adquirem benefícios significativos para o seu desenvolvimento cognitivo e social. Portanto, conclui-se que a criança com síndrome de Down necessita de profissionais capacitados e práticas pedagógicas adequadas que estimulem logo cedo o seu desenvolvimento físico e intelectual para que haja avanços no processo de escolarização no ciclo de alfabetização. |
| Abstract: | The general objective of this work is to know the pedagogical practices developed to promote the literacy of children with Down Syndrome (DS), and specific objectives to reflect on the importance of the literacy process for these children and to verify how the school inclusion of children occurs. children with Down syndrome. It is a descriptive study of the bibliographic type, the research was carried out in the following databases: Portal Capes and Academic Google using the following keywords: Down Syndrome; literacy; pedagogical actions. The sample consisted of 11 articles and 2 dissertations disseminated in 8 journals in the Portal Capes and Google Academic databases. The analysis of this review verified how the pedagogical actions are being applied in schools for the acquisition of literacy and literacy for these children. The results show that, in general, teachers do not use any specific method or curriculum adaptation for the pedagogical practice in the literacy process of this target audience, however it was observed that children with DS who attend regular school, acquire significant benefits for their development cognitive and social. Therefore, it is concluded that children with Down syndrome need trained professionals and adequate teaching practices that encourage their physical and intellectual development early on so that there is progress in the schooling process in the literacy cycle. |
| Palavras-chave: | Síndrome de Down Alfabetização Práticas pedagógicas |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21808 |
| Data do documento: | 6-Dez-2021 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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