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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21821| Tipo: | TCC |
| Título: | Relações e tensões entre a educação infantil e o ensino remoto: um estudo de caso na Escola Projeto Aponte |
| Autor(es): | Silva, Elisa Maria Muniz da |
| Primeiro Orientador: | Santiago, Sandra Alves da Silva |
| Resumo: | O presente estudo teve por objetivo identificar relações e tensões entre a Educação Infantil e o ensino remoto, tendo a Escola Projeto Aponte como lócus de investigação, onde realizamos esse estudo de caso. Apoiados numa pesquisa de natureza qualitativa, optamos por conhecer a realidade a partir da dinâmica implementada pela própria escola, que pertence ao terceiro setor, portanto, consiste numa instituição de direito privado, sem fins lucrativos que funciona na periferia da cidade de João Pessoa e atende crianças em situação de vulnerabilidade social. A partir da imersão no campo de investigação, por meio de ações extensionistas (PROBEX/2021), foi possível acompanhar as práticas educativas vivenciadas na escola durante os anos de 2020 e 2021. Além disso, fizemos uso da análise dos relatórios mensais preenchidos pelos professores, onde identificamos as principais dificuldades vivenciadas por eles durante as atividades desenvolvidas de modo remoto ou híbrido. Também complementamos nossos dados a partir de uma entrevista semiestruturada realizada junto à coordenação pedagógica da escola. Desse modo, selecionamos os dados e submetemo-los à análise quanti/qualitativa, a fim de demonstrar as relações e tensões existentes entre a Educação Infantil e o ensino remoto. Os resultados revelaram que existem, de fato, problemas peculiares ao desenvolvimento infantil que merecem consideração e atenção, a fim de que não se comprometam processos de aprendizagem. Ao mesmo tempo, também se destacam dificuldades no tocante à exclusão digital que atinge às comunidades desprestigiadas social, cultural e economicamente. |
| Abstract: | This study aimed to identify relationships and tensions between early childhood education and remote education, with the Escola Projeto Aponte as the locus of investigation, where we carried out this case study. Supported by a qualitative research, we chose to know the reality from the dynamics implemented by the school itself, which belongs to the third sector, therefore, it consists of a private, non-profit institution that works on the outskirts of the city of João Pessoa and serves children in situations of social vulnerability. From the immersion in the field of investigation, through extension actions (PROBEX/2021), it was possible to follow the educational practices experienced in the school during the years 2020 and 2021. In addition, we used the analysis of monthly reports completed by teachers , where we identify the main difficulties experienced by them during activities developed remotely or hybrid. We also complemented our data from a semistructured interview carried out with the school's pedagogical coordination. Thus, we selected the data and submitted them to quantitative/qualitative analysis, in order to demonstrate the relationships and tensions between early childhood education and remote learning. The results revealed that there are, in fact, problems peculiar to child development that deserve consideration and attention, so that learning processes are not compromised. At the same time, difficulties are also highlighted with regard to the digital exclusion that affects socially, culturally and economically disadvantaged communities. |
| Palavras-chave: | Ensino remoto Educação infantil Inclusão Projeto Aponte |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21821 |
| Data do documento: | 9-Dez-2021 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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