Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21846
Tipo: | TCC |
Título: | Sobre teorias e experiências de contação histórias na educação infantil |
Autor(es): | Medeiros, Márcia Félix da Silva |
Primeiro Orientador: | Guedes, Edson Carvalho |
Resumo: | A contação de histórias é realizada desde os primeiros agrupamentos humanos e essas narrativas orais deram origem à Literatura e, consequentemente, à Literatura Infantil. Dentro do contexto educacional, esta pesquisa tem como objetivo compreender como as práticas de leitura e a contação de histórias na Educação infantil podem contribuir para a formação para o gosto pela leitura e de uma relação afetiva com o livro literário. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica acerca da infância e dos processos de desenvolvimento humano na fase da educação infantil, nos aproximamos da teoria literária e buscamos compreender o que entender por Literatura Infantil. Após este referencial teórico, buscamos experiências escolares em que a Literatura Infantil foi desenvolvida com vistas a formar novos leitores. Os resultados obtidos demonstraram que é possível formar leitores por meio da contação de histórias, antes mesmo da alfabetização do aluno. O trabalho docente de contação de história em sala de aula demonstrou ser um meio valioso e eficaz para o desenvolvimento de novos leitores. |
Abstract: | Storytelling has been carried out since the first human groups and these oral narratives gave rise to Literature and, consequently, to Children's Literature. Within the educational context, this research aims to understand how reading practices and storytelling in early childhood education can contribute to the formation of a taste for reading and an affective relationship with the literary book. Therefore, we carried out a literature review about childhood and human development processes in the early childhood education phase, approaching literary theory and seeking to understand what is meant by Children's Literature. After this theoretical framework, we look for school experiences in which Children's Literature was developed in order to train new readers. The results obtained showed that it is possible to form readers through storytelling, even before the student's literacy. The teaching work of storytelling in the classroom proved to be a valuable and effective means for the development of new readers. |
Palavras-chave: | Educação infantil Literatura infantil Contação de histórias |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21846 |
Data do documento: | 3-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MFSM17012022.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons