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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21852
Tipo: TCC
Título: Formação em pedagogia na América Latina: configurações curriculares
Autor(es): Falcão, Priscilla Fernandes Ferreira
Primeiro Orientador: Severo, José Leonardo Rolim de Lima
Resumo: Essa pesquisa documental e bibliográfica de cunho qualitativo, com metodologia de análise comparada de currículos, objetivou analisar os conceitos sobre Pedagogia e campo pedagógico nos documentos regulatórios curriculares de cursos de Pedagogia e equivalentes nos países da América do Sul e México, a partir do modelo utilizado no Brasil, identificando divergências e convergências. O mapeamento dos documentos curriculares aconteceu no período de 2019-2020, no âmbito do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa, para alcançar os objetivos, se centrou em categorias temáticas: a) curso; b) duração do curso; c) título do egresso; d) objetivo do curso; e) perfil profissional do egresso; f) elementos curriculares. A análise das categorias temáticas considerou o conceito de Pedagogia, como ciência da educação, apresentado por Franco (2008; 2012; 2013), Pimenta (2011; 2017; 2020), Severo (2015; 2019; 2020), Pinto (2006), entre outros. A partir disso, adentramos os aspectos que configuram os dilemas identitários do curso de Pedagogia no Brasil, apoiando-nos em Libâneo (2001; 2006; 2011), Saviani (2007), entre outros, e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia e formação docente para a Educação Básica. Os resultados apresentam indicativos que o Brasil tem se alinhado ao Peru e Chile, com políticas públicas formativas que descaracterizam o curso de Pedagogia, tornando-o em curso de formação docente como resultado de políticas neoliberais.
Abstract: This documental and bibliographical research of a qualitative nature, with methodology of comparative analysis of curriculums, aimed to analyze the concepts of Pedagogy and the pedagogical field in the curricular regulatory documents of Pedagogy courses and equivalents in the countries of South America and Mexico, based on the model used in Brazil, identifying divergences and convergences. The mapping of curriculum documents took place in the period of 2019-2020, within the scope of the Institutional Program for Scientific Initiation Volunteers (PIVIC), of Federal University of Paraíba. To achieve the objectives, the research has focused on thematic categories as following: a) course; b) duration of the course; c) title of the graduate; d) purpose of the course; e) professional profile of the graduate; f) curricular elements. The analysis of thematic categories considered the concept of Pedagogy, as an education science, presented by Franco (2008; 2012; 2013), Pimenta (2011; 2017; 2020), Severo (2015; 2019; 2020), Pinto (2006), among others. From this, we explore the aspects that configure the identity dilemmas of the Pedagogy course in Brazil, based on Libâneo (2001; 2006; 2011), Saviani (2007), among others, and on the National Curriculum Guidelines for the Pedagogy course and teacher education for Basic Education. The results show indications that Brazil has been aligned with Peru and Chile, with educational public policies that mischaracterize the Pedagogy course, turning it into a teacher education course as a result of neoliberal policies.
Palavras-chave: Pedagogia - currículo
Pedagogia - América Latina
Educação superior
Pedagogo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21852
Data do documento: 6-Dez-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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