Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21893
Tipo: TCC
Título: A importância dos jogos e brincadeiras no ensino da matemática nos anos iniciais
Autor(es): Freitas, Edvânia Pereira da Silva
Primeiro Orientador: Dantas, Veridiana Xavier
Resumo: O presente trabalho faz uma reflexão sobre o ensino da Matemática nos anos iniciais. Para tanto, elencamos como objetivo geral analisar a possível contribuição dos jogos para os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática nos anos iniciais. Neste sentindo, foi desenvolvida uma pesquisa com vistas a responder a seguinte questão central: qual a importância dos jogos e brincadeiras no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática nos anos iniciais? Este estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica, exploratório, com abordagem qualitativa. Com a bibliográfica, obtivemos dados importantes para enriquecer o trabalho, com exploratório, obtivemos uma melhor compreensão do tema. A pesquisa qualitativa favoreceu um aprofundamento do tema, uma vez que havia a necessidade de uma ampliação da pesquisa. Dessa forma, utilizamos documentos oficiais, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017); Parâmetros Nacionais Curriculares (PNC) (1997); Brasil (1997); Brasil (2014) e autores como Kishimoto (2008); Mendes (2006) entre outros. Os resultados mostraram que os anos iniciais da vida escolar dos estudantes são bastante relevantes para se desenvolver todas as áreas do conhecimento. Entretanto, nem sempre é fácil mostrar aos alunos aplicações que despertem seus interesses, ou seja, que possam motivá-los através de problemas contextualizados.
Abstract: The present work reflects on the teaching of mathematics in the early years. Therefore, we listed as a general objective to analyze the possible contribution of games to the teaching and learning processes of mathematics in the early years. In this sense, a research was developed with a view to answering the following central question: what is the importance of games jokes in the teaching and learning process of mathematics in the early years? This study was carried out through bibliographical research, exploratory, with a qualitative approach. With the bibliography, we obtained important data to enrich the work, with exploratory data, we obtained a better understanding of the theme. Qualitative research favored a deepening of the theme, since there was a need to expand the research. Thus, we use official documents, such as the Common National Curriculum Base (BNCC) (2017); National Curriculum Parameters (PNC) (1997); Brazil (1997); Brazil (2014) and authors such as Kishimoto (2008); Mendes (2006) among others. The results showed that the initial years of the students' school life are quite relevant for developing all areas of knowledge. However, it is not always easy to show students applications that arouse their interests, that is, that can motivate them through contextualized problems.
Palavras-chave: Matemática - ensino
Jogos
Brincadeiras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21893
Data do documento: 25-Nov-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EPSF17012022.pdf422,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons