Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21924
Tipo: | TCC |
Título: | Gênero no espaço escolar: diferentes, mas não desiguais |
Autor(es): | Santos, Maria Das Dores Fonseca Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Mata, Áurea Augusta Rodrigues da |
Resumo: | O presente estudo está inserido no campo da educação e tem como objeto de estudo, a construção de gênero no espaço escolar, especificamente, na Educação Infantil. O mesmo tem como objetivo geral, analisar as construções de gênero na educação infantil em uma escola do Município de Mamanguape/PB. E como objetivos específicos: a) apresentar um breve recorte do referencial teórico que dialoga sobre os conceitos de gênero, escola e educação infantil; b) analisar brevemente o espaço que as questões de gênero ocupam em algumas das leis brasileiras vigentes, que regulamentam a educação; c) analisar como as/os educadoras/es da referida escola lidam com as questões de gênero no cotidiano escolar. Para atingirmos nossos objetivos, optamos por utilizar o método qualitativo, tendo em vista que o mesmo, tem uma abordagem voltada para a exploração e para o entendimento do significado que os indivíduos ou grupos atribuem a um problema social ou humano (CRESWELL, 2021), e como instrumento de pesquisa, utilizamos a entrevista, pois a mesma mostra-se eficiente para a coleta de dados. Em termos de embasamento teórico, discutimos tendo como base diversas/os autoras/es, tais como: Rauber (2016), Ciribelli (2019), Araújo (2018), Miranda (2019), Junqueira (2012); e os documentos legais norteadores da Educação Infantil: a Base Nacional Comum Curricular (2017), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), o Plano Municipal de Educação (2015), Constituição Federal (1988) e o Plano Nacional de Educação (2014). Ao final da nossa pesquisa, percebemos que as questões de gênero precisam e devem ser discutidas cada vez mais para que a partir dessas discussões sejam quebrados tabus e paradigmas impostos pela e para a sociedade, e que a constituição de políticas públicas educacionais que tratem diretamente este tema é de extrema importância para subsidiar o trabalho docente. |
Abstract: | The present study is inserted in the field of education, and its object of study is the construction of gender in the school space, specifically, in Early Childhood Education. The same, has as a general objective, to analyze the constructions of gender in early childhood education in a school in the city of Mamanguape/PB. And as specific objectives: a) To present a brief outline of the theoretical framework that dialogues on the concepts of gender, school and early childhood education; b) Briefly analyze the space that gender issues occupy in some of the current Brazilian laws that regulate education; c) Analyze how the educators of the referred school deal with gender issues in daily school life. To achieve our goal, we chose to use the qualitative method, given that it has an approach aimed at exploring and understanding the meaning that individuals or groups attribute to a social or human problem (CRESWELL, 2021), and as a research instrument, we used the interview, as it is efficient for data collection. To achieve the proposed objectives, we will discuss in the light of authors, such as: Rauber (2016), Ciribelli (2019), Araújo (2018), Miranda (2019), Junqueira (2012) and the legal documents that guide Early Childhood Education: the Common National Curriculum Base (2017), the Law on Education Guidelines and Bases (1996), the Municipal Education Plan (2015), the Federal Constitution (1988) and the National Education Plan (2014). At the end of our research, we realized that gender issues need and should be discussed more and more so that, based on these discussions, taboos and paradigms imposed by and for society can be broken, and that the creation of educational laws/public policies that address directly this theme are important to support the teaching work. |
Palavras-chave: | Educação infantil Gênero - espaço escolar Políticas públicas educacionais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21924 |
Data do documento: | 9-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MDFRS26012022.pdf | 896,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons